terça-feira, 23 de novembro de 2010

Carne bovina sobe e frango ganha mercado

Aves são preferência de consumidores itatibenses para fugir do aumento no preço da carne de boi

Agência BOM DIA

Os sucessivos aumentos da carne bovina têm feito o consumir itatibense migrar para as gôndolas de frango. A carne suína e os embutidos também ganharam mercado. “Cresceu a procura por essas carnes e também pelos embutidos, principalmente a linguiça”, disse o líder de açougue, Anean Saraiva.

A operária Maricelma Sousa Santos conta que já diminuiu o consumo da carne vermelha. “Estou substituindo por frangos, peixes e verduras, pois o preço da carne está um absurdo”. O funcionário público Genivaldo Ferreira Gomes concorda. “O preço está fora da realidade. Penso que o aumento foi algo abusivo”, disse.

Já o aposentado Lázaro Pereira Reis dos Santos comenta que tem evitado o consumo da carne bovina devido a cuidados com a saúde, mas ficou assustado com o preço.

Outra aposentada, Matilde Floriano Ferreira, diz ter cortado em mais da metade o consumo. “Antes eu comprava cerca de cinco quilos por semana, hoje não passo de dois e estou substituindo por outras carnes e legumes”. Apesar de mais atrativo, o preço do frango também subiu, em torno de 15% desde setembro.

Alta prossegue /O aumento no preço da carne de boi é de 4,98% segundo o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), medido pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado na última semana.

Na primeira semana de novembro a carne já havia tido alta de 3,88% frente à ultima de outubro. Um dos motivos para o aumento do preço da carne bovina seria a falta de animal no mercado, devido ao aumento da plantação de soja e cana de açúcar, seca e exportação.

Fonte: Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.