domingo, 14 de novembro de 2010

Cesta de compras carioca tem a maior alta desde julho puxada por frango e carne bovina

Por outro lado, banana-prata, cebola e cenoura ficaram mais baratas
Sérgio Vieira, do R7

O custo da Cesta de Compras da cidade do Rio de Janeiro – que equivale ao consumo médio de todas as famílias residentes no município – registrou alta de 1,33%, na primeira semana de novembro. Este é o maior aumento desde a terceira semana de julho, que ficou em R$ 409,04, de acordo com a Fecomércio-RJ.

A alta foi impulsionada, principalmente, pelos preços do frango, que ficaram 4,37% mais caros. Segundo Eulina Nunes dos Santos, coordenadora do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o frango está ficando mais caro devido ao fenômeno chamado de “substituição de produtos”, ou seja, como a carne estava muito cara, as pessoas passaram a comprar mais frango e, devido ao aumento da procura, agora o produto está encarecendo.

Faz sentido, já que o segundo produto que teve a maior alta é justamente a carne bovina, que ficou 3,60% mais cara, seguido pelo sabão em barra (3,26%) e a linguiça (3,23%).

Por outro lado, alguns alimentos estão mais acessíveis, como a banana prata, cujos preços caíram 4,33%, seguida pela cebola (-4,28%) e pela cenoura (-2,02%).

Cesta de compras do Rio fica acima dos R$ 400

De acordo com a Fecomércio – RJ, todas as faixas de renda tiveram reajustes acima de 1,2%.

- As famílias com rendimento de até oito salários mínimos perceberam alta de 1,29% no gasto com a Cesta. As famílias com renda acima de oito salários sentiram um acréscimo de 1,36%.

No acumulado de janeiro/novembro, a cesta apresentou um reajuste de 3,57%. Nos últimos 12 meses o acréscimo foi de 3,61%.

A pesquisa Cesta de Compras da Cidade do Rio de Janeiro reflete as variações de 6.680 preços, coletados em 200 locais, referentes a 39 itens (32 de alimentação, quatro de higiene e três de limpeza), de maior peso no orçamento, consumidos por famílias de dez diferentes faixas de renda.
 
Fonte: R7 Rio de Janeiro

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