terça-feira, 30 de novembro de 2010

Coreias trocam tiros na fronteira, dizem militares sul-coreanos

SEUL - As Coreias do Norte e do Sul trocaram tiros nesta sexta-feira na fronteira terrestre, ao longo da qual as duas partes mantêm forte presença militar. O incidente ocorre num momento em que a tensão entre os dois países, que dividem a península coreana, aparentemente vinha diminuindo nos últimos meses.
A guarda na fronteira do lado da Coreia do Norte disparou dois tiros contra um posto do lado do Sul, através da zona desmilitarizada, e a unidade sul-coreana retrucou com três tiros, informou o comando militar conjunto da Coreia do Sul.

Não ficou claro de imediato por que os norte-coreanos fizeram os disparos. A mídia sul-coreana afirmou que os tiros foram contra a unidade de Cheorwon, na província de Gangwon, no leste. Não há informações sobre feridos.

Os dois países ainda permanecem tecnicamente em guerra, já que depois da Guerra da Coreia (1950-1953) assinaram apenas um armistício para pôr fim às hostilidades, mas não foi firmado um acordo de paz.

Crise no início do ano

O incidente desta sexta-feira aconteceu perto da estratégica cidade de Chorwon, que foi cenário de intensas batalhas durante a guerra.

Embora aconteçam, ocasionalmente, trocas de tiros na fronteira, o foco da disputa entre os dois países tem sido a fronteira marítima no Mar Amarelo.

Em março, as relações bilaterais estiveram na pior situação em muitos anos, depois que um navio de guerra do Sul afundou após ser atingido por um torpedo, o que causou a morte de 46 marinheiros.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos responsabilizaram o Norte, mas o governo norte-coreano negou qualquer envolvimento.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.