terça-feira, 30 de novembro de 2010

Intel, Samsung e Toshiba se unem para cortar tamanho de chips pela metade

RIO - As fabricantes de chips Intel, Toshiba e Samsung vão se unir para desenvolver tecnologias que reduzirão o tamanho de suas linhas de semicondutores, chegando perto dos 10 nanômetros em 2016, revela o jornal Nikkei. As três gigantes pretendem formar um consórcio e convidar outras 10 empresas que operam no campo de materiais semicondutores e afins.

O Ministério da Economia e Indústria do Japão deve fornecer cerca de cinco bilhões de yens (US$ 61,21 milhões) dos 10 bilhões de yens que serão aplicados no fundo inicial de pesquisa e desenvolvimento para o projeto, com o resto vindo dos membros do consórcio.

A Toshiba e a Samsung planejam usar as novas tecnologias para criar memórias flash de 10 nanômetros e outros chips. Esse tipo de memória reprogramável é utilizada em pen drives e outros dispostivos USB de armazenamento, além de cartões de memória, mp3 players e drives de estado sólido (SSD).

A Intel provavelmente tentará desenvolver processadores mais velozes. A empresa começou a vender processadores de 32nm em janeiro deste ano, com sua linha Core i3, i5 e i7. A empresa já detalhou seu planos de reduzir o tamanho dos chips para 22nm nos próximos dois anos. Um nanômetro representa a milionésima parte de um milímetro, ou a espessura de um fio de cabelo dividido por 100 mil.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.