quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Diário TV participa da Semana de Comunicação da Estácio de Sá

Jornalista Anderson Duarte realiza palestra sobre os meios de comunicação regionais

Isadora Jaron

A Universidade Estácio de Sá organiza em seus campi anualmente, a Semana de Comunicação, que tem como objetivo levar para mais próximo do aluno o contato com o mercado de trabalho. São palestras com profissionais da área de publicidade e jornalismo, muitas vezes ex-alunos da instituição, que passam sua experiência no mundo fora da universidade para os novos alunos e futuros profissionais. “O aluno tem contato com os professores e com a tecnologia da Estácio, mais ele quer saber o que as pessoas de qualquer veículo pensam sobre o jornalismo e a publicidade, como eles trabalham e agem”, explicou o coordenador de jornalismo de Nova Friburgo, Jorge Maroun.

Nesta quarta-feira, 27, foi a vez do grupo DIÁRIO mostrar o seu trabalho na Estácio de Sá de Nova Friburgo. O jornalista Anderson Duarte, que participou pela segunda vez consecutiva do evento, falou sobre a história do jornal O Diário de Teresópolis e também do jornalismo feito com seriedade na Diário TV. O editor chefe e apresentador do Jornal Diário, mostrou a evolução da TV em seu primeiro ano de existência e falou da importância da capacitação dos profissionais nas mídias regionais. Anderson ainda destacou como funcionam as editorias, a preocupação editorial regional do jornal sem deixar de falar em assuntos nacionais, a grade extensa de programação e as equipes que estão sempre nas ruas. “Se vocês tem algum projeto, alguma coisa guardada, tente desenvolver. Uma TV, um jornal e até um rádio melhor, uma ideia nova para sua cidade. Se vocês tem essa ambição procurem realiza-la”, incentivou Anderson aos alunos de comunicação.

O coordenador do curso de jornalismo da Estácio e também Teresopolitano, Jorge Maroun, se mostrou bastante emocionado e feliz com a valorização que o grupo Diário faz aos profissionais. De acordo com ele, o investimento em pessoal é essencial em qualquer veículo de comunicação. “A palestra do Anderson foi muito boa, a gente que é de Teresópolis tem saudade da nossa terra em uma hora dessas. Ele apresentou o que é a Diário TV, a história de luta do jornal O Diário. O investimento na televisão, no pessoal é muito bom. Nós vemos muitas emissoras no interior, mais eles investem em equipamento e esquecem do profissional. A Diário TV investiu em pessoas formadas, que estão estudando, são profissionais muitas vezes mais caros mas que no final vão fazer um jornalismo de qualidade”, afirmou Maroun.

Os alunos puderam conferir também a palestra da publicitária e ex-aluna da Estácio de Nova Friburgo, Vanessa Lima, que trabalha há oito anos como contato de publicidade no INFOGLOBO, que abrange cinco meios de comunicação. Vanessa falou sobre a sua experiência no grupo o OGlobo de comunicação e na importância que a universidade teve em seu crescimento profissional. “Eu sou ex-aluna, formada há algum tempo e é super gratificante voltar aqui e rever os alunos, os professores. Realmente é um flashback que a gente faz na nossa cabeça e eu reparei como a universidade foi importante para o meu crescimento profissional, dentro da minha vivência. É muito prazeroso estar passando um pouco do que eu conheço para esses jovens que amanhã podem ser meus colegas de trabalho”, ressaltou.

Para os alunos a Semana de Comunicação é uma grande oportunidade de poder conhecer um pouco mais sobre as áreas da comunicação social. De acordo com a aluna do sexto período de jornalismo, Priscila Franco, a experiência que os profissionais passam acabam despertando mais ainda o interesse pela profissão. “Essa semana de comunicação é excelente, os convidados são altamente gabaritados, cada um na sua especialidade. Eu gostei especialmente da palestra do Anderson porque eu não tive a oportunidade de conhecer a Diário TV, por eu ser de Friburgo. Me surpreendeu positivamente, nós temos como padrão as TV’s locais daqui e eu percebi que a TV de vocês tem uma proposta muito diferente, um pessoal que é realmente profissional. Isso dá uma qualidade diferente no trabalho que é executado e ficou muito claro, foi um aprendizado ótimo”.

A Estácio de Sá Nova Friburgo já formou diversos profissionais que estão atuando no mercado de trabalho e que já retornaram a universidade para falar sobre as suas experiências e levar um pouco mais de aprendizado aos futuros profissionais. Para o coordenador Jorge Maroun, ter profissionais que se formaram na universidade trabalhando no mercado é uma satisfação muito grande. “Esses ex-alunos estão no mercado não só por nosso mérito, mais pelo dele, então eu posso citar o Fernando Torres do Extra, Anderson e Joanna na Diário TV, Nelson e Karina no SBT, a Marcondes que está na Record do Espírito Santo, ou seja, os alunos vão tendo o aprendizado e conhecendo o mercado, e a Estácio dá essa vantagem, a possibilidade de ter contato com esses profissionais, isso ajuda bastante”, enalteceu.

Este ano a Semana de Comunicação recebeu Suzana Barrozo, produtora da InterTv de Cabo Frio, Dib Curi, Diretor do jornal Século XXII, Vanessa Lima do INFOGLOBO e Anderson Duarte da Diário TV. Além da Carmem Moura, Assessora de imprensa e filha do fundador da Rádio Friburgo AM, Dwaldo Chizi, da CONSULTOTAL, (consultoria, assessoria, auditoria e capacitação empresarial), Equipe Groove Propaganda, Wanderley Araújo, comentarista e colunista e Dil Márcio, cartunista e chargista.

Fonte: Diário de Teresópolis

Nota do Editor: Sou graduado e pós-graduado pela Unesa. Primeiramente pela unidade Rio Comprido. E em segundo, pela unidade da Barra da Tijuca. Já atuei como professor no primeiro período de Comunicação da Universidade Estácio, em Nova Friburgo, durante a implantação do curso na cidade. Na ocasião, um pouco antes, o professor Jorge Maroun, então coordenador de Marketing da Faculdade Educacional Serra dos Órgãos (FESO), foi contactado por mim. Afinal, o então vice-reitor da Unesa, professor Felipe Pena, precisava falar com ele para colocá-lo como coordenador do curso de Comunicação Social em Nova Friburgo. E isso aconteceu. O resto é história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.