domingo, 14 de novembro de 2010

Frigorífico Friella, inaugura sua nova Unidade em Itaipulândia

“Para nós, uma empresa familiar, que vem lutando a 30 anos, tentando se colocar no mercado, construindo tijolo por tijolo, sempre lembrando os ensinamentos do nosso pai e da nossa mãe, que nos diziam: o que é de vocês, é de vocês; o que é de outros, é de outros, esse é um momento impar, um momento difícil de explicar”.

Prestigiadíssima a inauguração da nova e moderna Unidade do Frigorífico São Miguel, em Itaipulânida, ontem, dia 10, data em que o município completa 18 anos de Emancipação. Entre os presentes, todos os membros da Família Valiatti, inúmeras autoridades locais, regionais, estaduais e federais, empresários, produtores e lideranças de toda a região.

Entre os presentes, o prefeito Lotário Knob e a primeira dama Angelita; vice, prefeita, Maria Odete Zin; Plínio Valiatti, patriarca da Família Valiati e sua esposa Lídia; Daniel Valiatti e sua esposa Tânia; Egídio Valiatti e sua esposa Sandra; Roque Valiatti e sua esposa Meirieti; Dr. Daniel Gonçalves Filho, superintendente da Agricultura do Estado do Paraná; representando o Governador Orlando Pessuti. secretário especial para assessoramento ao Governador, Piotri Laginski; deputado estadual, Evandro Júnior; Márcio Moreira, representando o deputado estadual Reni Pereira; Paulo, representando o deputado Alfredo Kaefer; prefeito Armando Luiz Polita, de São Miguel do Iguaçu; Adilton Ferrari, prefeito de Missal; José Vani Graff, representando o prefeito Elias Carrer de Medianeira; Carlos Nascimento, vice-prefeito da Federação do Comércio do Paraná; Liane Campos Gasparine, presidente da Ass. Com. de Itaipulândia; Vilso Nei Serena, presidente do Legislativo Municipal de Itaipulândia; os vereadores, Claudinei Vieira, Geni Bassos, Cláudio Gonçalves, Jandir Antônio Rossi, Marcos Coradini, Valmir Selzer, Sidnei P. Amaral e Adolfo Preis; os secretários municipais; Cel. Mauro Alves Pinto, comandante do 14º Batalhão; Pastor, Bruno, Pastor Cláudio, Pe. Valdir e o Pe. Edson; Júlio Morandi, coordenador do projeto Viva o Verão do Governo do Estado; Vera Royer, viúva do ex-prefeito Vendelino;

Com 37 anos de tradição no ramo de alimentos à base de suínos, ostentando a marca Friella, com a inauguração desta nova unidade, que inicialmente estará gerando 180 empregos diretos e mais 150 na segunda etapa, a partir de fevereiro do ano que vem, o Frigorífico vai triplicar a sua capacidade de produção.

Para o superintendente da Agricultura do Estado do Paraná, Dr. Daniel Gonçalves Filho (representando o Ministro da Agricultura Wagner Love), lembrou que a inauguração deste Frigorífico é da maior relevância econômica para o Estado do Paraná e para o Mercosul.

“Por que? Porque nasce inspirado em valores morais que estão além dos cumprimentos das leis e que envolve uma relação saudável e duradoura com os fornecedores, clientes, empregados, Diretores, poder público e a sociedade brasileira”, garante Daniel.

“Porque digo a sociedade brasileira? Porque graças à experiência profissional liderada pelo patriarca da família, seu Plínio Valiatti e a esposa, aos quais rendemos neste momento a homenagem do Governo Federal pelos 37 anos de tradição no ramo de alimentos, estando com a marca Friella presente neste momento através de seus representantes em aproximadamente oito estados brasileiros”, elogiou.

“E nós que auditamos todo produto brasileiro industrializado com a marca SIF, podemos atestar o excelente histórico desta empresa dentro do Governo Federal”, anunciando em seguida a liberação do SIF para esta nova unidade Friella.

O prefeito Lotário, por sua vez, ao falar da importância desta obra, lembrou que neste período de construção, onde o município já investiu cerca de 19 milhões de reais, foram deixados em segundo plano, investimentos em vários outros setores, pedindo compreensão da população.

“Temos muitos desafios, temos necessidades de investimentos em outros setores sim, mas pelo grande investimento que a Friella vem fazendo e está fazendo em nosso município, esta é uma parceria que veio para dar certo sim”, afirma.

Segundo ele, a Friella investiu em maquinários e outros equipamentos cerca de 15 milhões de reais, e no campo, já foram investidos mais de 50 milhões de reais no fomento a produção de suínos. “Isso faz com que, esta parceria entre a iniciativa privada, o poder público e os nossos produtores, nos ajuda a dar cada vez mais dignidade de vida para a nossa gente”, conclui parabenizando todos os Itaipulandienses pelos seus 18 anos de emancipação.

Egídio Valiatti, falando em nome do Grupo Friella, deixou claro que se hoje o Frigorífico Friella alcançou este estágio, foi graças aos ensinamentos de seus pais que desde criança ensinou aos seus filhos que “não há nenhuma riqueza maior do que a boa reputação”. “Primeiramente, eu quero agradecer ao nosso Deus, ao nosso Criador, que nos proporcionou a alegria de estar aqui hoje, juntos com vocês todos”.

“Para nós, uma empresa familiar, que vem lutando a 30 anos, tentando se colocar no mercado, construindo tijolo por tijolo, sempre lembrando os ensinamentos do nosso pai e da nossa mãe, que nos diziam: o que é de vocês, é de vocês; o que é de outros, é de outros, esse é um momento impar, um momento difícil de explicar”, afirma Egídio.

“Quero também agradecer a você Lotário, pela confiança que teve em nossa empresa, lembrando que esse projeto é inteiramente voltado a memória do ex-prefeito Vendelino, que foi quem teve essa iniciativa. Quem comprou realmente essa idéia foi o ex-prefeito Vendelino. E você Lotário, com toda a hombridade e confiança na empresa, deu continuidade para que pudéssemos concluir esse projeto”, afirmou, para em seguida conclamar aos 180 novos colaboradores (funcionários) que iniciarão o abate, bem como aos produtores a vestirem a camisa da empresa.

Segundo Egídio, hoje o município de Itaipulândia, conta com cerca de 60 produtores que foram alojados desde 2007 e que estão produzindo para o Frigorífico Friella. “Essa relação de confiança entre a Friella e os produtores já vem desde 2007 e hoje temos uma produção alojada no município de 35 mil suínos”, destacou Egídio, ressaltando que sem o produtor não existe industrialização.

“O produtor vive sem a cidade, mas a cidade, não vive sem o produtor. É dele que sai a dignidade, o trabalho, o primeiro suor. (...) Sem a matéria prima, não tem frigorífico. Nós acreditamos e aprendemos desde criança que quando você apóia aquela pessoa que tem a mão calejada, a benção vem naturalmente”, disse ele, parabenizando o município de Itaipulândia pelos seus 18 anos de Emancipação.

Fonte: Jornal O Farol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.