domingo, 14 de novembro de 2010

Hospital atendeu 40 funcionários da Seara com sintomas de intoxicação

O Hospital Ana Cintra, em Amparo, fez 40 atendimentos de funcionários da Indústria de Alimentos e Frigorífico Seara na manhã desta quinta-feira (11) com suspeita de intoxicação alimentar. Desses 40 atendimento, 17 já haviam passado mal na quarta-feira e já haviam sido atendidos. Apenas cerca de 20 pacientes foram novos atendimento, pois sentiram os sintomas depois.
Na quarta-feira (10), cerca de cem trabalhadores foram atendidos no mesmo local e no Hospital Beneficência Portuguesa. Eles tiveram mal-estar, dores abdominais e diarréia. Uma pessoa continua internada. (veja vídeo ao lado).

A cozinha da empresa está interditada. A Vigilância Sanitária coletou amostras, que foram enviadas para análise no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo. A empresa terceirizada Gran Sapore, que presta serviço de alimentação aos funcionários, e Seara também enviou amostras para outro laboratório. Somente após a divulgação dos laudos que a cozinha poderá ser reaberta.

Desde quarta-feira, os trabalhadores recebem refeições preparadas fora da empresa. A Seara funciona normalmente, mas alguns funcionários foram remanejados para substituir os ausentes que passam mal.

O restaurante já tinha sido alvo de denúncias e desde agosto era monitorado pela vigilância, que ainda não tinha encontrado motivos para uma interdição. A assessoria de imprensa da Seara informou que o restaurante foi reinaugurado há dez meses e que, desde então, respeita os requisitos legais exigidos, uma vez que a cozinha passou por uma readequação.

Enquanto o caso não é esclarecido, a Seara decidiu suspender as atividades da cozinha industrial.

Leia o comunicado na íntegra da Seara:

A Seara continua empenhada no rápido e seguro restabelecimento dos funcionários da unidade industrial de Amparo (SP) que apresentaram sintomas de intoxicação alimentar na manhã desta quarta-feira. No momento, apenas 1 funcionário continua em estado de observação no Hospital Beneficência Portuguesa, e os demais já obtiveram alta e estão retornando gradativamente suas atividades normais.

A companhia decidiu manter suspensas as atividades da cozinha industrial até que a empresa Gran Sapore, que opera o restaurante da unidade, esclareça o ocorrido e adote todas as medidas que eventualmente possam vir a ser exigidas por autoridades sanitárias. A Gran Sapore é a operadora do restaurante da Unidade de Amparo e responde pelo cardápio, composição nutricional, compra dos alimentos, estocagem, controle de qualidade, higiene e de todos os processos que envolvem a alimentação dos funcionários, não havendo ingerência da Seara em relação a estes serviços prestados.

Salientamos que as instalações do restaurante da Unidade de Amparo, operado pela Gran Sapore, são totalmente novas. O restaurante foi inaugurado há 10 meses e atende todos os requisitos legais exigidos para atividade.

A Seara lamenta os transtornos ocasionados e agradece a todos os servidores da área de saúde envolvidos no atendimento dos seus colaboradores.

Fonte: EPTV.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.