quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Gerações de profissionais surgem a cada dia

Maiara Tortorette

A tecnologia e a agilidade de informação trazem diariamente novos profissionais ao mundo corporativo e, com eles, mudanças significativas no mercado de trabalho, principalmente nas metas das organizações, que contam cada vez mais com estas pessoas para o seu desenvolvimento.

A nova edição do EncontRHo, aconteceu no último dia 19, na Sede da ABTD. O tema abordado foi “Os desafios da gestão dos baby boomers, geração x e geração y”. Na ocasião, foram discutidos assuntos relacionados às características de cada geração, desafios enfrentados e as contribuições de cada uma para o sucesso organizacional e pessoal. O evento foi patrocinado pela Catho Online, em mais uma parceria com a Editora Fênix.

Para o palestrante convidado Gustavo Boog, consultor de processos organizacionais e facilitador de workshops de desenvolvimento de líderes e do trabalho em equipe, o principal objetivo desta palestra é destacar a necessidade de respeito entre as diversas gerações. “As pessoas de cada geração são diferentes e diferente é apenas diferente. Não quer dizer que sejam erradas”, define.

De acordo com Gustavo, todos podem contribuir a seu modo e, por isso, devem aprender a se relacionar tanto para o bem da empresa quanto dos próprios profissionais. “É muito importante que haja total respeito no contato entre as gerações para que todos entendam que não existe dono da verdade, mas sim diversas verdades dentro do ambiente organizacional”.

Além de aprender sobre cada geração e saber como identificá-las por meio de suas características, o público presente também pôde entender um pouco mais sobre estas relações que permeiam nas organizações.

Maria Ester, Coordenadora Comercial e de Treinamento do Grupo FD, esteve presente no evento e acredita que o tema abordado seja fundamental para o presente e para o futuro, que com certeza trará ainda mais gerações. “Essas gerações têm que conviver constantemente, então o aprendizado que a gente teve aqui foi importante para que a gente tenha mais ferramentas, e, assim, possa aprender a se comunicar e se relacionar melhor um com o outro. Afinal, acima de tudo, somos pessoas e profissionais sem divisões”.

Para Renahan Martins Gil, Gerente de Programa e Projetos da RSI Informática, essa abertura para discutir a comunicação entre as gerações é fundamental. “Na empresa onde trabalho, esse conceito com certeza será utilizado, já que atuamos com gerentes de projetos que possuem idades distintas, dos que têm menos de 30 anos aos que têm mais de 60 anos”, explica. “Além disso, este conceito ajuda até mesmo na nossa família e nas relações pessoais, em que também é necessário ter mais visão e saber lidar com esta diversidade de gerações”.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.