segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Plano de saúde pode custar quase R$ 4.500 por mês

Coberturas semelhantes podem dobrar de preço de acordo com a empresa contratada, diz ONG de defesa do consumidor ProTeste
Marcela Ayres, de EXAME.com

Exame em idoso: quanto mais velho o paciente, mais caro o plano de saúde

São Paulo - O preço de um plano de saúde chega a dobrar de valor dependendo da operadora e da cidade, segundo a ONG de defesa do consumidor ProTeste, que pesquisou 72 planos de saúde com cobertura nacional oferecidos pelas 22 maiores operadoras do Brasil. Quatro cenários foram definidos para avaliar a relação custo-benefício para o usuário, partindo de planos familiares e individuais com beneficiários de diferentes idades.

O estudo aponta que não há como fugir da escalada de preços: quanto mais velho for o contratante, mais caros ficarão os planos, independente de serem familiares ou individuais. Isso acontece porque os planos não deixam de funcionar como um seguro. Quanto maior for a chance de um carro ser roubado, seja pelo modelo ou pela localidade por onde circula, mais alto será o valor da apólice. De maneira semelhante, pessoas idosas ficam suscetíveis à doenças que não costumam atingir os mais novos. Portanto, pagam mais por coberturas que se tornam cada vez mais prováveis.

Enquanto um plano individual com direito à obstetrícia custa 213,69 reais para uma mulher com 25 anos, a mensalidade sobe para 915,72 reais para uma beneficiária com 65 anos. Os valores referem-se ao plano Medial Classe 620 A, considerado o produto com melhor custo benefício para as duas faixas etárias, segundo o levantamento feito pela ProTeste.

Embora o envelhecimento inevitavelmente faça o plano ficar mais pesado para o bolso do consumidor, vale lembrar que as diferenças de preços são exorbitantes para planos com coberturas semelhantes. A Unimed Curitiba cobra 2.267 reais por um plano familiar para homem de 55 anos, mulher de 46 anos e filho de 19 anos, com acomodação em enfermaria. Na Unimed Rio, esse valor é de 1.126,37 reais - 50% mais barato. Nessa mesma situação, um plano top de linha, com cobertura abrangente e estadia em apartamento, sai por 4.459,95 na Medial. Por isso, a ordem é pesquisar os preços em diferentes empresas antes de fechar qualquer negócio.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.