segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Governo adota medida para forçar motorista a aderir a recall

Recall de carro e moto passam a constar do Renavam - e consulta poderá ser feita pela internet

Julia Wiltgen, de EXAME.com

BMW Série 5: recente alvo de recall no Brasil

São Paulo - A partir de agora, motoristas que não comparecerem a um recall terão essa pendência marcada no seu Renavam, o Registro Nacional de Veículos Automotores. Assim como já é possível consultar multas e IPVAs atrasados pelo site dos DETRANs, também será possível saber se há recalls pendentes. Mas a medida só valerá para os veículos que forem alvos de recall daqui para frente, e não para as convocações passadas.

A medida é fruto de uma troca de dados entre o Ministério da Justiça - ao qual está subordinado o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), detentor dos dados sobre os recalls no país - e o Ministério das Cidades, ao qual se subordina o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Os ministros das duas pastas assinam, nesta quinta-feira, um acordo de cooperação técnica para permuta de informações, criando o Sistema de Registro de Avisos de Risco de Veículos Automotores.

Esse novo canal de informação vai facilitar a vida não só do motorista mas principalmente de quem deseja comprar um veículo diretamente do proprietário. Assim que o carro passa pelo recall, a pendência é retirada do Renavam. Vale lembrar que faltar a um recall não impede que os veículos sejam vendidos, embora possa afetar seu preço. O registro também não especificará o tipo de defeito que motivou o recall.

Mas quem pretende comprar um veículo que já tenha sido alvo de convocação deve exigir do proprietário o comprovante do conserto. Comparecer a um chamado é fundamental, pois apenas defeitos graves - muitas vezes fatais - levam as montadoras a convocar seus clientes. Os consertos são gratuitos e o recall não tem data para terminar, podendo ser atendido a qualquer tempo. Saiba mais sobre as regras dos recalls e conheça os maiores recalls do Brasil.

É obrigação das montadoras garantir que todos os seus clientes sejam avisados de um recall, por meio de ampla divulgação nos meios de comunicação, em seus sites na Internet e através de uma carta oficial. Mas existem outras maneiras de descobrir se o um veículo foi alvo de um recall. O site do DPDC e o do Programa SOS Estradas disponibilizam um banco de dados para consulta.

Ainda assim, a média de comparecimento a recalls ainda é baixa no Brasil. Segundo o DPDC, a taxa deve girar em torno de 70%. Levantamento não oficial realizado pelo programa de redução de acidentes SOS Estradas estima que essa média seja ainda menor, em torno de 50%.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.