quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Trocar carne por frango e peixe é mais saudável

Especialistas em nutrição destacam que os pratos com cozimento lento e sem peles são ainda mais adequados

Rio - Como o dito que fala em trocar seis por meia dúzia, a substituição da carne vermelha não chega a afetar a dieta. “Não há perda. O teor de proteína varia pouco. O pescado sai na frente: têm gorduras poli-insaturadas que reduzem o colesterol e combatem a obesidade sem custar mais caro”, analisa o nutrólogo e membro da Associação Brasileira de Nutrologia, José Alexandre Portinho.

Se em valor nutricional eles saem empatadas com a carne vermelha, frango e pescado oferecem mais opções de preparo saudável. Assada ou cozida, a carne de frango pode ser consumida até gelada em salpicões.

Entre as formas de preparar, os pratos com cozimento lento são mais saudáveis e podem até dispensar a adição de gorduras. “A moqueca é a melhor forma, no caso do peixe, porque usa a própria água liberada pelos temperos e legumes para cozinhar”, justifica o nutrológo José Portinho.

Ele ensina ainda que não é recomendável comer carne muito bem-passadas. Os pontos escuros que aparecem na carne muito frita ou assada estão associados a casos de câncer, alerta. Outra dica é não misturar o azeite durante o cozimento e, sim, após o preparo. No caso do frango, a recomendação é tirar toda gordura aparente. “Toda a parte amarelada deve ser separada. Essa gordura é pior do que a capa que encontramos na picanha, por exemplo”, ensina o especialista.

A asinha de ave deve ser dispensada por quem teme a balança. Já coxa e sobrecoxa estão liberadas se a pele for retirada. Miúdos como coração, moela e fígado de galinha são ótimos repositores de ferro como os frutos do mar. Já vitaminas A, D, K e do complexo B estão presentes nas três opções de carnes em teores semelhantes.

Fonte: O Dia On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.