quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Usuários de internet chegarão a dois bilhões este ano, diz agência da ONU

GENEBRA - O número de usuários da internet vai ultrapassar os dois bilhões este ano, chegando a um terço da população mundial, mas os países em desenvolvimento precisam acelerar o acesso a essa ferramenta vital para o crescimento econômico, segundo um relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT), um órgão da ONU.

Dos 226 milhões de novos internautas este ano, 162 milhões vieram de países em desenvolvimento, onde as taxas de crescimento estão aumentando, diz o relatório. No entanto, ao final de 2010, 71% da população em países desenvolvidos estará online, contra 21% nas nações em desenvolvimento. Segundo o UIT, é especialmente importante que esses países construam conexões de alta velocidade.

- A banda larga é o próximo ponto de inflexão, a próxima tecnologia realmente transformadora - disse o secretário-geral do UTI, Hamadoun Toure - Ela gera empregos, crescimento da produtividade e aumenta a competitividade.

O acesso à internet varia muito de região a região, com 65% das pessoas online na Europa e 55% na América, contra apenas 9,6% na África e 21,9% na Ásia, diz o UTI. O acesso em escolas, no trabalho e áreas públicas é crítico para os países em desenvolvimento, onde apenas 13,5% das pessoas têm internet em casa, contra 65% nas nações desenvolvidas.

Outro estudo de uma agência britânica, divulgado semana passada, indicava que celulares eram uma tecnologia mais importante para as pessoas em países pobres que a internet.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.