quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Coordenador de escola obriga alunos a tirar roupa após sumiço de cartão de transporte no Espírito Santo

VITÓRIA - Alunos da 5ª série de uma escola estadual do município Serra, no Espírito Santo, sofreram contrangimento nesta quarta-feira depois que uma professora chamou o coordenador e afirmou que seu cartão de vale transporte havia desaparecido. O coordenador da Escola Estadual de Ensino Fundamental Elice Baptista Gaudio revistou a mochila dos alunos. Em seguida, fez com que eles fossem ao banheiro e tirassem todo o uniforme, na frente dele. Os meninos foram levados de três em três ao banheiro.

Além de fazer as crianças, na faixa de 11 anos de idade, tirar a roupa, o coordenador teria ofendido os meninos.

- Ele disse "tem que tratar vocês assim, que nem homem de presídio" - contou um dos meninos.

A mãe de um dos garotos diz que ele ligou chorando contando o que tinha acontecido. Ela ficou revoltada.

- Nenhuma mãe gostaria que seu filho passasse por essa situação, ele não poderia fazer isso - diz ela, acrescentando que o coordenador deve ser avaliado para saber se tem condições de ocupar o cargo.

A Secretaria de Educação diz que vai apurar o caso. Nesta quinta-feira, os três envolvidos - professora, coordenador e diretora - foram afastados dos cargos. Procurado pelas mães, o coordenador disse que pedirá desculpas às crianças.

- Nosso papel é pedir desculpas a essas crianças e a esses pais - diz Mércia Lemos, subsecretária estadual de educação.

- Eu me sinto muito mal em prensar que meu filho está na escola e ele está, na verdade, passando por este tipo de constrangimento - diz Ivanilda de Jesus, mãe de um dos meninos.

Caso semelhante aconteceu em uma escola de Cássia, no Sul de Minas Gerais, em 27 de agosto do ano passado. Na ocasião, policiais militares teriam obrigado 35 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual São Gabriel a tirar a roupa durante uma revista pessoal, após o sumiço de R$ 19 da carteira de uma aluna.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.