quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mulher condenada por matar esposa de amante é enforcada no Irã

TEERÃ - A amante de um ex-jogador de futebol que foi condenada por assassinar a mulher do atleta foi enforcada nesta quarta-feira no Irã, informou a agência de notícias estatal Irna. Shahla Jahed foi executada ao amanhecer, depois de passar mais de oito anos na prisão, em um caso que chamou a atenção da opinião pública iraniana.

Shahla se tornou conhecida como "esposa temporária" do ex-astro do futebol Nasser Mohammad Khani. Ela foi acusada em 2002 por esfaquear até a morte Laleh Saharkhiza, a mulher do jogador. Shahla foi condenada à morte em 2004 e novamente em 2009, após ter sua apelação negada.

Contratos com "esposas temporárias" são um caminho legal para os iranianos manterem amantes fora do casamento. Os acordos duram desde várias horas até alguns anos.

A sentença de morte desta quarta-feira é baseada na lei islâmica de "qisas", ou olho por olho. Grupos de direitos humanos, incluindo a Anistia Internacional, fizeram campanha pela suspensão da pena.

A Irna informou que antes do enforcamento, realizado no pátio da prisão de Evin, em Teerã, Shahla, de 40 anos, rezou pacificamente e depois chorou, gritando para ter sua vida poupada.

Em outro caso que mobilizou a comunidade internacional, a Justiça iraniana ainda não declarou sua decisão final. A irananiana Sakineh Mohammadi Ashtiani continua presa, mas teve sua pena de apedrejamento por adultério suspensa. Ela ainda é julgada por participação na morte do marido.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.