domingo, 5 de dezembro de 2010

Parque Estadual dos Três Picos terá novas subsedes em Friburgo e Teresópolis

RIO - O Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) - órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) - terá novas subsedes em Nova Friburgo e Teresópolis para melhor atender os visitantes. Os novos investimentos foram anunciados nesta quinta-feira, durante a solenidade de inauguração do Centro de Visitantes, exposição permanente e obras para o acesso da sede principal do parque, que reuniu cerca de 150 pessoas em Cachoeiras de Macacu.

As melhorias, que custaram cerca de R$ 1,1 milhão, foram possíveis graças a recursos repassados por compensação ambiental pelas empresas TermoRio e Thyssen, em função de empreendimentos que têm impacto ambiental.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, informou que novos investimentos estão a caminho: em Friburgo, serão instalados um posto avançado em Lumiar e uma subsede na região dos Três Picos. Em Teresópolis, no Vale da Revolta, onde existe uma sede provisória, será instalada outra subsede, que também incluirá um centro de visitantes, setor administrativo e alojamentos. O diretor anunciou também que a empresa Primus Ipanema Agropecuária vai doar 200 hectares de área de floresta para o parque.

Durante a solenidade foi descerrada a fita inaugural do centro de visitantes e da exposição permanente. Com 26 painéis, a mostra reúne textos sobre o parque e imagens do fotógrafo Gustavo Pedro, além de uma maquete com cinco metros quadrados que mostra os principais acidentes geográficos e os limites da unidade e dos cinco municípios que a abrangem (Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim). Os visitantes podem apreciar também uma estante interativa, com fotos e amostras de pegadas de animais típicos da região. No auditório, com 30 lugares, os visitantes podem assistir a vídeos, dois dos quais foram lançados durante o evento.

Com 58 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos possui o maior índice de biodiversidade do estado e abrange cinco regiões hidrográficas, importantes para o abastecimento público de água. Suas trilhas e locais de escalada também se constituem num importante pólo de ecoturismo.

Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.