sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Pedra do Cão Sentado atrai turistas e amantes de trilhas para Nova Friburgo

POR NARA BOECHAT

Rio - A 1100 metros de altitude, um cão de guarda de pedra de 100 metros de altura vigia a cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Situada à margem da Rodovia Nova Friburgo, a Pedra do Cão Sentado, como é conhecido o principal símbolo da região, assemelha-se a um animal de prontidão e atrai turistas amantes de grutas, cavernas e de um visual privilegiado.

Segundo historiadores, a Pedra do Cão Sentado surgiu em uma cratera, após um acidente geográfico que ocorreu em 3000 A.C. Para atingir o alto, o visitante percorre cerca de 1 Km, em um tempo médio de 40 minutos, e passa por 25 escadas de madeira, atravessando 18 cavernas, até chegar ao topo da montanha. Na ida ou na volta do percurso, vale apreciar a cachoeira Véu da Noiva, com 70 metros de queda.

Desde a década de 1960, o cartão-postal de Nova Friburgo fica no Parque Furnas do Catete e funciona de terça-feira à domingo e feriados, de 8h30 às 17h. O acesso às trilhas, no entanto, é proibido após às 16h. A entrada custa R$ 6 para visitantes e os ônibus da linha Centro-Furnas, que sai da rodoviária de hora em hora, fazem ponto final na entrada do parque.

Fonte: O Dia On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.