segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

BB simplifica crédito rural na Região Serrana

RIO DE JANEIRO - A secretaria estadual de Agricultura, por meio da Emater-Rio, será um canal facilitador para fazer chegar aos produtores rurais da Região Serrana as informações sobre os benefícios concedidos pelo Banco do Brasil, para apoiar aqueles que tiveram perdas em virtude das chuvas.

Durante vídeoconferência na tarde desta sexta-feira (4/2), com o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, José Carlos Vaz, em Brasília, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, acompanhado do gerente de Agronegócios da Superintendência do BB no Rio de Janeiro, Marcos Pimenta, definiram a operacionalização de medidas já aprovadas com relação ao crédito rural visando simplificar os procedimentos.

– A capilaridade da Emater- Rio e a proximidade de seus técnicos com os produtores são importantes instrumentos para agilizarmos a reconstrução do setor na região. A informação sobre a prorrogação por seis meses dos contratos com vencimentos de janeiro a junho, bem como a disponibilização de mais crédito para recuperar a atividade, precisam chegar até os agricultores – salientou o secretário.

A Região Serrana fluminense contabiliza em torno de 17 mil produtores e registra 4.200 contratos de financiamentos rurais. Destes, cerca de 1.500 tem cobertura do Proagro (seguro agrícola).

Durante a reunião, também foi acertado que o limite de crédito dos financiamentos para os agricultores, nos municípios afetados, receberá tratamento diferenciado.

– O Banco do Brasil não vai deixar que os produtores saiam da atividade por falta de recursos financeiros. Queremos assegurar sua tranqüilidade para continuar produzindo. Nossas agências estão instruídas para atendê-los da melhor forma – garantiu o diretor de Agronegócios, José Carlos Vaz.

Christino Áureo lembrou que os escritórios da Emater-Rio já atuam como canal facilitador de crédito, assim como alguns sindicatos rurais e secretarias municipais de Agricultura, habilitados para colher propostas de financiamentos e encaminhá-las ao banco.

– Com isso, o produtor não precisa se deslocar até uma agência bancária para solicitar o financiamento – finalizou.

Também participaram da videoconferência, em Brasília, o assessor técnico Agropecuário do BB, Álvaro Toceto, e, no Rio, o presidente da Emater-Rio, Justino Antônio da Silva.

Fonte: O Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.