sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Energisa esclarece dúvidas sobre a emissão de contas após as chuvas - Por Priscila de Lima

Passado o caos inicial provocado pelas chuvas do dia 12 de janeiro, a população friburguense começou a receber faturas e contas referentes ao período da tragédia. Um dos principais questionamentos é em relação à cobrança dos serviços de energia elétrica, visto que muitos bairros da cidade ficaram vários dias sem o fornecimento de luz.
Em entrevista, o superintendente da Energisa no município, Amaury Damiance, esclarece as principais dúvidas em relação à leitura de consumo neste período. “As contas foram calculadas com base nos últimos 12 meses. Os registros dos livros 5,6 e 7 são relacionados às leituras dos dias 12, 13 e 14. Desta forma, o consumidor incluído em um destes livros terá que pagar o mês integral, pois o consumo completa o período de 30 dias. Do dia 14 ao 26, todos os faturamentos foram calculados por médias, sendo que a empresa irá expurgar os dias em que não houve fornecimento de energia nos locais específicos. Apenas no roteiro de dois livros, que representa cerca de 800 consumidores, não houve registro de consumo”.

Para que nenhum consumidor seja prejudicado, a Energisa solicita que os clientes informem à empresa a ocorrência de alguma adversidade. O superintendente da empresa explica: “Precisamos saber quais as condições reais dos nossos consumidores. Sabemos que muitos perderam suas casas, mas sem que os mesmos informem a empresa sobre o ocorrido, não tem como tomar ciência de cada caso específico. Nessa situação, enviaremos equipes no local para retirar a média de consumo até o dia 11. É de extrema importância que o cliente nos comunique quando não reside mais no local para que possamos calcular o consumo final e dar baixa naquele Código do Consumidor. Caso contrário, as faturas continuaram sendo geradas automaticamente”.

Para finalizar, Damiance ressalta: “Com o objetivo de dar andamento nos nossos trabalhos, adaptamos um sistema quase que manual para conseguirmos fazer o faturamento. Independente de tudo o que aconteceu em Nova Friburgo, queremos garantir aos nossos clientes que ninguém será prejudicado”.

Fonte: Nova Imprensa

NOTA DO EDITOR: Tem empresas bem mais próximas dos clientes que a Energisa possa imaginar. Essas empresas pertencem a um staf pesquisado anualmente pela Revista Exame. E em muitos dos casos de sucesso, o executivo destas empresas deixam a gravata e o ambiente com ar condicionado de lado e vão até o consumidor. Se estes executivos voltam para casa com o sapato sujo de lama ou poeira, por certo é sinal que a ação dele esteve muito...mas muito próxima da vida do consumidor a quem ele diz "representar".

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