segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ministro anuncia construção de hospital do câncer em Friburgo

No dia mundial de combate ao câncer, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na manhã desta sexta-feira a construção de um instituto oncológico em Nova Friburgo, cidade da região serrana do Rio mais afetada pela chuva da madrugada do dia 12 de janeiro.

"Como um ato no esforço de reconstrução, vamos construir em Nova Friburgo um instituto de oncologia que será modelo para o Rio de Janeiro e para o Brasil", afirmou o ministro.

O prédio para instalação do hospital já foi desapropriado pela prefeitura. "É um sonho da região para tratar com dignidade todos esses pacientes com câncer. Chegou a hora de começar a dar boas notícias", disse o prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto.

Além do tratamento do câncer, o instituto servirá como espaço de reabilitação às vítimas das enchentes na região com atendimento de ortopedia, neurologia, fisioterapia e outras especialidades e será construído com recursos federais e em parceira com Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil.

"Havia uma demanda muito grande na região serrana com os pacientes todos tendo que se vir para o Rio de Janeiro duas vezes por semana para fazer seu tratamento. O Hospital Regional de Oncologia atenderá todas as cidades da região e provavelmente será referência também para outros municípios", disse o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, que não deu prazo para inauguração do hospital.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega de 46 ambulâncias a 39 municípios fluminenses no quartel general dos bombeiros no centro do Rio. Além das 14 ambulâncias enviadas para o atendimento emergencial, oito dessas novas já foram entregues aos municípios da região serrana, onde será implantado o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) regional.

"Não estamos só entregando ambulâncias aqui, nós estamos começando a organizar o serviço de urgência e emergência da região serrana", disse Padilha.

Fonte: Jornal Dia a Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.