domingo, 20 de fevereiro de 2011

Quem move o parque de diversões

Confira as empresas que estão nos bastidores do funcionamento do Hopi Hari, em Vinhedo (SP)

Da redação

TEMPERO > Há dois anos e meio, os condimentos das saladas e dos sanduíches oferecidos nos pontos de alimentação são fornecidos pela Zitz Alimentos. Instalada em Valinhos (SP) desde 2001, a empresa desenvolveu receitas exclusivas para o Hopi Hari e mantém um estoque específico para o parque. O time de 50 funcionários inclui engenheiros de alimentos, químicos e nutricionistas.

AUTORAMA > Algumas das atrações extras do parque (aquelas que não estão inclusas no preço do ingresso) são de responsabilidade da Moon-Games, de Várzea Paulista (SP). A empresa tem 20 anos de atividade, dez dos quais dedicados à parceria com o Hopi Hari. Brinquedos como o Autorama, os jogos eletrônicos e os simuladores de realidade ficam por conta da empresa, que divide a receita com o parque.

LEMBRANCINHA > Nas lojas de suvenires, um dos campeões de venda é o boné do Hopi Hari, produzido pela Bonelli, de Apucarana (PR). “Na véspera do Dia das Crianças, chegamos a produzir cinco mil unidades em menos de 15 dias”, diz Rodrigo Begalli, um dos sócios da empresa. Os bonés, fabricados a pedido de centenas de clientes corporativos, representam 60% do faturamento de R$ 12 milhões anuais da Bonelli. O restante vem do negócio de camisetas promocionais.

CATRACA > Os tíquetes que dão acesso ao parque são responsabilidade da Diskpel, que conta com um parque industrial de 5 mil m² em Osasco (SP). Além do Hopi Hari, a empresa atende também bancos, redes de supermercados e administradoras de cartões de crédito. Fundada há dez anos, a Diskpel teve um faturamento de R$ 45 milhões em 2009.

BRINCADEIRA EM NÚMEROS

Inaugurado em 1999, o parque de diversões fica a 80 quilômetros da capital paulista e atrai gente do País inteiro

760 mil m² é a área ocupada pelo Hopi Hari, o equivalente a 70 campos de futebol

59 brinquedos, todos importados, garantem a diversão dos visitantes. O mais concorrido é a Montezum, a quinta maior montanha-russa de madeira do mundo

2 milhões de pessoas visitam o parque anualmente

35% dos visitantes são provenientes de outros estados

5 mil veículos é a capacidade máxima do estacionamento do parque

58 pontos de alimentação e dez lojas de lembrancinhas atendem aos visitantes

810 funcionários trabalham no empreendimento

984 fornecedores abasteceram o Hopi Hari no último ano. O parque compra desde materiais de escritório até peças específicas para manutenção dos brinquedos e sangue artificial para as performances que promove

R$ 69,90 é o preço do ingresso na bilheteria. Pela internet, o tíquete sai por R$ 56,70

Fonte: Portal Exame

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