terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Universidade em Nova Friburgo, com apoio da Prefeitura Municipal, cria programa “A Nossa Friburgo” e dá treinamento sobre redes sociais para ampliar a divulgação da cidade

Uma universidade localizada no bairro da Vilage, em Nova Friburgo, com o apoio da Prefeitura, através das Secretarias de Comunicação Social e de Turismo, anuncia nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, o lançamento do programa acadêmico “A Nossa Friburgo”, que irá atuar na divulgação de informações positivas sobre o município ao longo deste ano, numa ação multimídia dos alunos de Jornalismo e Publicidade. A iniciativa é do curso de Comunicação Social da referida universidade, através do Projeto Talento Cidadão, em parceria com outro jornal da cidade.

O secretário de Comunicação Social de Nova Friburgo, David Massena, aposta no sucesso do programa e avalia: "Toda iniciativa que venha a contribuir com o projeto de reconstrução de Nova Friburgo é extremamente importante. A união entre a universidade e as comunidades, seja ela em meios virtuais ou concretos, certamente fará crescer essa corrente positiva. O poder público e a sociedade estão de mãos dadas para enfrentar essa tarefa que pertence a todos os friburguenses: reerguer nossa querida cidade".

Durante a apresentação do programa “A Nossa Friburgo”, a partir das 14 horas, no campus da universidade, no Vilage, o pró-reitor de Coordenação e Expansão, professor Alexandre Gazé, também anunciará a realização de um treinamento sobre marketing digital e redes sociais para os jornalistas e estagiários das Secretarias de Comunicação Social e Turismo da Prefeitura, a fim de capacitar os profissionais de mídia para que possam otimizar a divulgação do município através das ferramentas virtuais hoje existentes. O curso, gratuito, será ministrado pelo gestor de redes sociais da universidade, jornalista Renan Barreto.

Além de envolver todos os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade, a universidade irá colocar à disposição do município sua equipe de marketing digital sediada no campus Niterói, para massificar as informações positivas sobre Nova Friburgo nos blogs e ferramentas de redes sociais dos campi Tijuca, Jacarepaguá, Niterói, Araruama e Vitória (ES). O principal objetivo é desenvolver programas jornalísticos multimídias e campanhas publicitárias que mostrem uma imagem positiva de Nova Friburgo e reforcem a auto-estima de seus habitantes. A supervisão de todo o programa será da jornalista e professora Liliane Souzella, coordenadora do curso de Comunicação Social.

A NOSSA FRIBURGO

A universidade vem realizando, desde 2009, através do Projeto Talento Cidadão, uma série de atividades acadêmicas com o intuito de incentivar a cidadania e a solidariedade. A cada semestre, a coordenação acadêmica do curso de Comunicação Social escolhe um tema a ser trabalhado pelos alunos, numa ação integrada que envolve professores e estudantes do primeiro ao oitavo períodos. Este ano, o tema escolhido para ser trabalhado durante todo o ano de 2011 é “A Nossa Friburgo”.

As atividades são multimídias, com produção de peças publicitárias e textos jornalísticos para jornal impresso, rádio, TV, blogs, redes sociais. Serão realizadas campanhas publicitárias, concursos, exposições, criação de jornais impressos e murais, reportagens especiais, produzidas tanto nas disciplinas obrigatórias da grade curricular quanto nas atividades complementares. Em pauta, exclusivamente assuntos que mostrem o quanto Nova Friburgo continua convidativa, com locais em perfeitas condições de atrair visitantes, oferecendo toda a infraestrutura necessária para o lazer das famílias e hotelaria de primeira qualidade.

O Programa “A NOSSA FRIBURGO” irá desenvolver campanhas publicitárias e reportagens jornalísticas, ao longo de todo ano, para mostrar a seus moradores e potenciais visitantes que:

. Nova Friburgo está de pé. E continua linda.

. Sua população é generosa, solidária, forte e determinada a superar as adversidades.

. Inúmeros pontos turísticos continuam intactos.

. Mury, Cônego, Lumiar, São Pedro da Serra conservam suas belezas naturais e roteiros gastronômicos.

. Sua programação de eventos – culturais, esportivos, de lazer – deve ser prestigiada.

. Quem ama Nova Friburgo deve ser incentivado a visitar e consumir na cidade, a fim de contribuir para a sua recuperação econômica.

DIVULGAÇÃO

Toda a produção dos alunos será veiculada em programas da universidade transmitidos nas emissoras de rádio e TV, além de jornais impressos, hoje parceiros. Impressos – informativos e folders publicitários divulgando as belezas de Nova Friburgo – serão distribuídos nos principais bairros do Rio de Janeiro e Niterói, a fim de divulgar o turismo da cidade serrana.

A equipe de Comunicação e Marketing sediada na universidade em Niterói dará apoio logístico ao projeto, com quatro jornalistas atuando diretamente na veiculação das informações nas redes sociais: Facebook, Twitter, Orkut e Youtube. O material também será postado nos blogs e sites das unidades da universidade.

Quaisquer outros veículos de comunicação, blogs e sites interessados em divulgar o conteúdo produzido pelo programa poderão se integrar ao ‘A NOSSA FRIBURGO”. Da mesma forma, os espaços sob responsabilidade da universidade – programas de TV, rádio, sites, blogs e impressos - poderão divulgar informações fornecidas por parceiros, desde que afins com a linha editorial do programa.

GINCANA CIDADÃ

O Projeto Talento Cidadão irá realizar, nos meses de março, abril, maio e junho, uma gincana cidadã a fim de arrecadar donativos para as instituições assistenciais do município. Serão escolhidas quatro instituições e definido um único tipo de donativo para cada uma, a cada mês. Todos os alunos da universidade em Friburgo serão convidados a participar, formando equipes para arrecadar os donativos. A equipe vencedora receberá como prêmio um final de semana em hotel-fazenda ou pousada da região (a ser definida via patrocínio), em julho. Outros brindes serão divulgados posteriormente, depois de novas parcerias confirmadas.

Fonte: SECOM/NF

Nota do Editor: Outra excelente iniciativa. Nos bastidores, o Secretário de Cultura de Nova Friburgo, integrante do staff administrativo da referida universidade. Com isso, e mais outros issos, a iniciativa não poderia ser menor. Marketing é realmente a alma do negócio. E...tem gente com memória curta e, por isso, as ações que serão desenvolvidas, foram aqui publicas, mas o nome da referida universidade, por enquanto não. Seria forte demais eu escrever aqui a palavra: jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.