terça-feira, 1 de março de 2011

Alegria e diversão em praça pública - Por Priscila de Lima

“Vida, saúde, felicidade, caminhos abertos. Saúde no corpo, paz no espírito e amor no coração. É isso que desejamos para nós e para todos os nossos irmãos” – assim dizia a mensagem deixada pelos atores Lilian Moraes e Richard Riguetti no folheto de divulgação da 8ª edição do projeto “Palhaço na Praça”. Na manhã do último sábado, 26, o grupo carioca de circo-teatro Off-Sina encantou jovens, adultos e criança de Nova Friburgo com a magia dos palhaços.
O espetáculo apresentado intitulado “E o palhaço o que é?” foi uma abordagem poética do universo circense, aliado à reflexão sobre o dia-a-dia do ser humano, através dos palhaços Café Pequeno e Currupita.

O evento teve o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado e apoio das secretarias municipais de Turismo e Pró-leitura como forma de reconstrução emocional dos moradores afetados pela tragédia das chuvas. A aposentada Maria de Lourdes Fonseca acompanhou o espetáculo e comentou: “Depois de tanta coisa ruim que a cidade tem vivido, precisamos de alguns momentos de alegria como este aqui. Posso garantir que voltei a ser um pouquinho criança com esses dois palhaços. Simplesmente amei tudo isso e os organizadores estão de parabéns”.

O escritor e secretário de Pró-Leitura, Ávaro Ottoni, falou como surgiu a ideia de realizar um evento com palhaços na praça: “A Secretaria Pró-Leitura de Nova Friburgo é a primeira e única do país, nasceu de minha cabeça e de meu coração, e tem principal objetivo disseminar a leitura por todos os bairros e distritos do nosso município. Leitura no sentido mais amplo da palavra. Leitura que conduz ao letramento, ou seja, se leio, leio melhor a mim, leio melhor o outro, o meu entorno, leio a minha comunidade, leio o mundo, leio a vida, me desperta a autoestima, gera consciência crítica e descubro que minha ação tem consequência no outro. Desta forma, uma atividade de circo, com os melhores palhaços do país na praça, como o grupo carioca Off-Sina, premiadíssimo no Brasil e aplaudidos também no exterior, desfilando toda a sua técnica, toda a sua arte, provocando encantamento em crianças e adultos, é uma atividade leitora, porque ela acorda sentimentos, bate fundo no coração das pessoas”.

Além dos atores Richard Riguetti e Lilian Moraes que representaram os palhaços Café Pequeno e Currupita, artistas locais engrandeceram o evento. A apresentação gratuita realizada na Praça Dermeval Barbosa Moreira contou com a Banda Fanfarra do Maestro Rubens e com Patrick Nogueira, acompanhado pelo filho Davi de 8 anos, mostrando toda a arte da Cia Viva. “Temos em Nova Friburgo excelentes artistas que serão convidados para outros eventos pela Secretaria Pró-Leitura. A linguagem do palhaço é o recado da vida, diz que estamos na vida para sermos pessoas boas e felizes e oferecer aos outros a oportunidade de serem pessoas boas e felizes” – disse o secretário.

Em relação ao grande sucesso do evento, Álvaro Ottoni comentou: “O evento superou todas as expectativas. Tivemos mais de 800 pessoas na praça na hora do pique, e no vai e vem passamos de mil. O público ficou encantado e era exatamente essa nossa intenção, a de despertar o encantamento, a de provocar nas pessoas a reflexão de que todos somos únicos e especiais, de que todos nós somos encantadores e que temos que ter compromisso com o nosso encantamento. Todos somos complexos, intrigantes , vulneráveis, passíveis de erros e enganos, mas somos sobretudo maravilhosas máquinas de ideias, de ideais, de afeto. E é a partir dessa transcendência que conseguimos nos transportar para além do trivial. Para viabilizar tantos projetos estamos nos habilitando a convênios com os governos estadual e federal e com empresas privadas que garantam o sucesso de novos eventos e a concretização de tantos planos maravilhosos para Nova Friburgo”.

Projeto “Banda na Praça”

Outro momento de alegria para os friburguenses foi a volta do projeto “Banda na Praça”, realizado pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Cultura. No final da tarde do dia 26, a Banda Sinfônica da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense se apresentou na Praça Getúlio Vargas e contou com a participação especial do tenor lírico Martins Fernandes.

Tomado por aplausos, o tenor interpretou canções da música clássica internacional, acompanhado pela belíssima performance dos instrumentistas da centenária orquestra de Nova Friburgo. Um momento de muita emoção para a população que prestigiou o evento.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.