terça-feira, 1 de março de 2011

Bancos já podem oferecer conta eletrônica sem tarifa

Clientes que abrirem conta que seja movimentada apenas pela internet, caixa eletrônico ou celular ganharão isenção

BC: conta sem tarifa para aumentar a bancarização da população

São Paulo - A partir desta terça-feira (01/03), os bancos poderão começar a oferecer uma conta que não terá cobrança de tarifas desde que movimentada exclusivamente por meios eletrônicos (como internet, celular e caixas eletrônicos). Essa possibilidade foi regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN, que reúne os principais integrantes da equipe econômica do governo) com o objetivo de aumentar a bancarização da população brasileira. Cabe aos bancos decidir se vão ou não oferecer esse tipo de conta aos clientes.

A instituição financeira poderá cobrar tarifa de cadastro para o início de relacionamento apenas dos novos clientes. Caso o consumidor utilize o guichê do caixa, o call center ou um correspondente bancário, também poderá ter de arcar com alguns custos. A única exceção é quando o cliente não tiver outra opção para realizar uma operação. Se não for possível movimentar a conta eletronicamente, o banco não terá o direito de cobrar pelo serviço.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.