terça-feira, 1 de março de 2011

Chuvas voltam a inundar ruas em Nova Friburgo - Por Priscila de Lima

Na manhã do último domingo, 27, comerciantes, moradores e funcionários públicos se uniram em um mutirão de limpeza para remover resquícios de lama remanescentes das chuvas do dia 12 de janeiro. Os trabalhos começaram por volta das 8h e contou com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos.

As praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, e algumas ruas transversais do centro foram as primeiras a serem limpas, contando com o reforço de caminhões pipa equipados com jatos de compressão. Para facilitar a lavagem, trechos foram isolados para evitar que motoristas estacionassem os carros junto aos meios-fios.

O mutirão seguiu até a Avenida Euterpe Friburguense, outra área que ainda apresentava muita sujeira no canto da pista. Além da limpeza, houve a retirada de entulhos e desobstrução de bueiros. No final do dia, os serviços já tinham sido concluídos.

Apesar do esforço coletivo, os comerciantes e os pedestres que transitam pelo local terão que voltar a conviver por mais alguns dias com a lama. A chuva do início da noite de domingo tornou a sujar as ruas limpas pelo mutirão. Isso ocorreu devido às barreiras das ruas Augusto Spinelli e Cristina Ziede, onde as águas escoaram e tornaram a carregar barro para as vias e calçadas.

Na tarde de segunda-feira, por volta das 17h, a chuva voltou a cair forte e trazer mais sujeira. A Rua Major Augusto Marques Braga transformou-se em um grande atoleiro, e nas intermediações da Rua Sete de Setembro, a água chegou a subir nas calçadas. Pela manhã, na terça-feira, homens e máquinas trabalhavam raspando parte da lama com a finalidade de possibilitar o acesso de carros e pedestres.

População deve permanecer atenta

Apesar da Defesa Civil não divulgar nenhuma ocorrência grave, os moradores devem permanecer em estado de vigilância para os próximos dias. Ainda podem ocorrer pancadas de chuvas moderadas a fortes. Para locais considerados de risco, o alerta continua sendo para que os moradores procurem locais seguros ou abrigos públicos.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.