quinta-feira, 28 de abril de 2011

Brasileiros dobram seu interesse por recursos disponíveis via smartphone

Bruno Rosa

RIO - Com o crescimento nas vendas de smartphones no país, mais que dobrou o interesse em assistir a vídeos na internet, pagar contas, postar mensagens nas redes sociais e utilizar serviços de geolocalização pelo aparelho celular.

É o que revela pesquisa inédita feita pela consultoria TNS em 43 países. Apesar do avanço, analistas ressaltam que o potencial de crescimento ainda é enorme, já que o maior país da América Latina ainda está atrás da China, dos EUA e de nações europeias.

O levantamento revela que 23% dos brasileiros querem um celular que permita a visualização de vídeos na internet com boa qualidade, fatia bem maior que os 12% de 2010. A preferência por aparelhos com a possibilidade de postar mensagens nas redes sociais avançou de 11% para 24% .Ter liberdade para baixar aplicativos saltou de 13% para 22% dos usuários.

Na lista, estão ainda serviços que mal são oferecidos no Brasil. Entre eles, o recurso de geolocalização - que permite ao usuário se localizar em um mapa, compartilhar a sua localização e também checar onde estão seus contatos -, cujo interesse saltou de 10% em 2010 para 21%. Os aplicativos que transformam o aparelho móvel em meio de pagamento também chamam atenção: a preferência foi de 9% para 20%.

- O Brasil está se destacando no cenário internacional como um país que está adotando esses novos serviços com mais facilidade, tanto que já está acima da média global e com mais intenção de utilização desses recursos em relação a outras nações da América Latina e países como Rússia e Índia - disse Alexandre Momma, diretor de Atendimento do setor de Tecnologia da TNS.

Entre os aparelhos vendidos, 20% são smartphones

No ano passado, os smartphones - que permitem conexão 3G, conferindo maior velocidade ao acessar a internet - responderam por 20% dos 50 milhões de aparelhos vendidos no Brasil, segundo a Samsung. A decoradora Denise Claverie passou a usar o aparelho para atender a seus clientes com maior facilidade:

- É essencial estar conectada 24 horas. Existem aplicativos específicos de decoração que ajudam no dia a dia. Eu mostro vídeos de decoração, disponíveis em sites, pelo meu smartphone, e os clientes adoram.

Para estimular ainda mais esse mercado, as operadoras alteram suas estratégias. A Oi aumentou o parcelamento de dez para 15 vezes. Os fabricantes apostam ainda em modelos mais baratos, os chamados webphones, que permitem conexão à internet, mas de uma forma limitada.

- É preciso um trabalho conjunto entre empresas de internet, fabricantes e operadoras para estimular o mercado. Os brasileiros têm interesse em conhecer esses novos serviços. Estão bem abertos a novas experiências móveis - ressalta Momma.

Apesar da maior procura, o Brasil ainda fica atrás de países como a China. No gigante asiático, os recursos já estão mais difundidos. Lá, 32% querem baixar aplicativos, contra 24% no Brasil. Nos EUA, esse número é de 32% e na Coreia, de 34%.

- Em muitos aspectos a China é parecida com o Brasil, onde grande parte ainda não tem acesso. Por outro lado, há mais infraestrutura. Por isso, o nível de interesse é maior, e os recursos são encarados como padrão - diz o consultor Virgilio Freire.

Fonte: O Globo

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