sexta-feira, 8 de abril de 2011

Casamento do príncipe William inspira pacotes turísticos inusitados

Britânicos esperam 360 mil visitantes para o casamento do príncipe William com Kate Middleton; país deve lucrar 160 milhões de reais com turismo

Turista posa ao lado das fotos de William e Kate Middleton: instituto de pesquisa estima que a cerimônia vai atrair 360 mil visitantes

São Paulo - A curiosidade que o casamento de William, príncipe herdeiro do trono da Inglaterra, com Kate Middleton desperta parece não ter limites, nem mesmo geográficos. Segundo o Centro de Pesquisas do Varejo de Londres, o evento deve atrair 360 mil turistas à capital britânica, gerando para o país um lucro de aproximadamente 61,5 milhões de libras (99 milhões de dólares, ou 160,4 milhões de reais).

Diante da oportunidade, a poucas semanas da cerimônia, que será realizada no dia 29 de abril, agências de turismo inglesas e de outros países correm para oferecer aos fãs da monarquia a chance de conhecer um pouco desta atmosfera.

Os pacotes turísticos com o tema do evento apresentam tantos clichês quanto um casamento da realeza permite. "Magia Real: as pegadas de William e Kate" é o nome de um dos serviços oferecidos pela agência alemã Tui. Este pacote de oito dias é o ideal se o viajante quiser conhecer alguns pontos de Londres que estão entre os preferidos da realeza, e se estiver disposto a desembolsar um valor a partir de 998 euros (2297 reais), o que não inclui o transporte até a Inglaterra.

Nesta opção, os passeios incluem locais como os palácios de Buckingham e Kensington e o castelo de Windsor, "com direito a tomar o chá das 17h no Hampton Court Palace", avisa o site da operadora. Para os mais românticos, há o pacote "A Escócia de William e Kate", também de oito dias. Mais caro que o primeiro (1075 euros, ou 2474 reais), este passeio promete paradas na Universidade St. Andrews, onde os noivos se conheceram, e na residência de verão da família real em Edimburgo.

Em ambos os casos, as viagens acontecem a partir de junho, bem depois do casamento. Por isso, o grande apelo da Tui é a ênfase na chance que os turistas terão de flagrar - muito de longe, é claro - os pombinhos da realeza em um passeio por Londres, ou até mesmo curtindo o verão escocês.

Turismo até na sapataria

Quando se trata de turismo, os britânicos contrariam a máxima de que santo de casa não faz milagre. Uma agência londrina especializada em roteiros ligados a celebridades criou o pacote temático Royal Wedding Walk. Trate-se de um passeio completo, com visitas a pelo menos 13 pontos da capital inglesa que contam a história de William, Kate, e da família real.

Dentre eles estão a joalheria real Garrard's Jewellers, a casa noturna Mahiki, freqüentada pelos jovens da realeza e a sapataria John Lobb Bootmakers, local onde William, seu irmão Harry e o príncipe Charles mandam fazer seus sapatos desde que aprenderam a andar. O Royal Wedding Walk tem um preço bem mais modesto do que os pacotes alemães - 15 libras (39 reais) por pessoa -, já que não inclui serviços de traslado, nem de acomodação ou refeições.

De olho em quem não resiste ao mundo das nobres celebridades, a agência joga a isca: "saiba tudo sobre a fascinante vida de Kate antes de se juntar 'à firma', e ouça em primeira mão a história completa, da mãe querida de William (a princesa Diana) ao anel de noivado de Kate, passando por todas as fofocas no meio."

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.