domingo, 17 de abril de 2011

Homem de Vendas

*Marcelo Ortega

É humanamente possível que qualquer pessoa se torne um profissional de sucesso em vendas. Mas é impossível manter o sucesso e os profissionais de sucesso sem o engajamento com algumas regrinhas básicas do mercado nos dias de hoje, tais como disciplina, educação, planejamento e comunicação eficaz. Ninguém sobrevive ao fato de que é muito fácil perder clientes e perder a calma com a instabilidade de uma área de vendas flutuante, com resultados que oscilam o tempo todo e que impedem o crescimento e a obtenção de lucros esperados. É ainda pior, saber que poucos querem mudar diariamente alguma coisa para evitar fazer o ato da venda, da mesma maneira. Alguns pararam no tempo, mas outros, especialmente os empresários e gestores bem antenados, estão fazendo a lição de casa, e se envolvem a cada dia mais dentro do contexto comercial. Conheci profissionais que se auto denominam vendedores e nem são da área, mas passaram a simpatizar com a função e suas habilidades. Em treinamentos de vendas, o que mais se vê são compradores, pessoas que precisam negociar, gerentes de projetos, donos de empresas e onde estão os vendedores? Na rua ou no telefone tentando vender. Quem nunca odiou o atendimento de um vendedor? Quem nunca foi mal atendido? O atendimento é o responsável pela maioria das perdas de vendas e acontecem normalmente no momento em que o cliente já tinha pré-disposição a compra. E sua empresa, ainda vive empurrando vendedores aos seus clientes, sem preparo ou com insipiente educação para vender aquilo que ninguém quer mais comprar: produtos e serviços. Por que produtos e serviços iguais aos seus, muitos têm e certamente você perde clientes todos os dias para um concorrente. Quer saber, a mágica do que acabo de dizer é que nada, realmente nada, é mais importante que formar Homens de Vendas. O ser humano se molda aquilo que ele quer fazer, disse Frank Bettger, um grande autor. Mas moldar-se depende de educação, disciplina, acompanhamento. Um pintor pode ser nato ou preparado, e obviamente se você for um vendedor nato, deve achar engraçado estes percalços que o mercado exige.

Estou prestes a lançar um livro com tudo aquilo que considero fundamental para quem já sabe ou para quem quer aprender realmente a vender com preparação e emoção. Emocionar-se é preciso, principalmente em tempos em que o relacionamento interpessoal é um fundamento dos sete previstos nas vendas. Contarei neste livro aquilo que sem dúvida faz um Homem de Vendas vencer e adianto aqui neste artigo, algumas dicas:

• Use sua criatividade para vender, não para explicar por que não vende.

• Comece sempre o dia já com um mapa de oportunidades, não tente marcar visitas após o almoço por ter passado sua manhã planejando. Planeje a semana que vem neste final de semana.

• Segunda é um dia para vender, e ainda ganhamos mais 4 dias caso não dê certo na segunda.

• Entre de cabeça! Procure ter foco o tempo todo e fazer um negócio de cada vez. Quem tenta fazer tudo ao mesmo tempo, perde até 2 horas do dia sem fazer nada.

• Acalme-se e motive-se, tudo pode piorar do contrário.

• Visite mais de 5 clientes por semana, sem a intenção de vender, se vender por acaso para alguém não me agradeça, acontece mesmo.

• Seja sempre você mesmo e procure gente que tenha algo bom para te passar.

• E por fim, estabeleça agora um presente que se dará quando atingir os resultados que espera atingir em vendas. Eu faço isto e serve como uma forma de dar mérito a si próprio sempre que conquista algo. Não importa o tamanho da conquista.

Se você quer saber mais como ser um Homem de Vendas de sucesso ou se sua empresa quer ter os melhores de vendas, invista em treinamento constante, afinal o mercado é vivo, muda rapidamente e se sua empresa se renova com educação e valoriza seus profissionais, produz mais e melhor. Assim a cada dia e a cada hora, sua venda melhora.

O Homem de Vendas neste artigo representa humanidade, homens e mulheres, que fazem com que sua vida seja para ajudar os outros, para fazer amigos realizarem seus sonhos e, ainda se divertem com isso. Você é assim? Eu sou.

Fonte: Jornal Carreira e Sucesso

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