domingo, 17 de abril de 2011

Isabel Moisés: Diretora de RH da Heineken Brasil

Caio Lauer

Após passar pelo RH de empresas das mais variadas atuações, Isabel Moisés se fixou no negócio de cervejas no final de 2004, em uma cervejaria local de Portugal. A frente da Heineken Brasil desde janeiro de 2010, quando a empresa de instalou no país, Isabel tem o objetivo de fazer da cervejaria uma das melhores empresas para se trabalhar.

A organização gera cerca de 2,3 mil empregos e possui oito fábricas localizadas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Ceará e Amazonas. A diretora de RH conta sobre os desafios de liderar a Heineken e de fazer com que seus profissionais tenham alto desempenho para acompanhar a evolução da empresa.

Conte-nos sobre sua trajetória profissional.

Passei os primeiros quatro anos da minha vida profissional trabalhando com auditoria e iniciei a carreira em recursos humanos como consultora na Mercer, líder global na prestação de serviços de consultoria, outsourcing e investimentos, e no Hay Group, consultoria global de gestão de negócios, onde permaneci por outros quatro anos. Depois ingressei na Galp Energia, onde assumi funções de Diretora Corporativa Ibérica de RH e Comunicação Interna.

Tomei contato com o negócio das cervejas no final de 2004, em Portugal, numa cervejeira local “Sagres” - recém adquirida pela Scottish & Newcastle - que foi comprada pela Heineken em 2008. Nestes últimos cinco anos tenho exercido as funções de Diretora de RH e também de Demand Planning e de Exportação.

A Heineken é uma das maiores cervejarias do mundo e a marca cresceu muito no Brasil nos últimos anos. Quais os principais desafios do RH dentro da organização?

O principal objetivo da equipe de RH dentro da Heineken Brasil é conseguir desafiar e inspirar as pessoas e as equipes a fazerem mais e melhor, e dar suporte para que isso aconteça.

O sucesso da nossa estratégia de negócio depende da qualidade, da motivação e da performance dos nossos ativos humanos. Neste sentido, atrair, desenvolver e reter o talento certo, no momento certo, é o nosso maior desafio.

A empresa Brasil está em franca expansão. Quais os diferenciais que a empresa apresenta quanto à prática de gestão de pessoas e a valorização dos seus colaboradores?

A Heineken Brasil pede aos seus colaboradores que se desenvolvam para fazerem parte de uma equipe de alto desempenho. Temos ambições de vencedores, mas sabemos que os únicos atributos que nos poderão levar ao sucesso, passam por desenvolvermos e executarmos uma estratégia de negócio que se paute por características de criatividade e agilidade, onde o erro tem de ser permitido e aceito.

Ensinamos as nossas pessoas a não olharem só para o dia de amanhã, mas sim para a sustentabilidade de um patrimônio de “know how” cervejeiro e de marcas que podem acrescentar valor aos nossos consumidores e aos nossos clientes. Exigimos elevada performance, cooperação e diversidade, e damos em troca desafios profissionais que devem acrescentar felicidade às vidas pessoais de todos quantos fazem parte da Heineken Brasil.

Quais os objetivos/planos da empresa, e do RH para os próximos anos?

Um dos objetivos da Heineken é vir a ser considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Desta forma, todas as ações da área de RH têm sempre um sentido geral de desenvolver os alicerces de uma organização em que as pessoas se sintam realizadas profissionalmente e em equilíbrio com as necessidades da sua vida pessoal, na execução de um objetivo empresarial comum.

Existe algum sonho (pessoal/profissional) que ainda gostaria de realizar?

Felizmente, existem vários sonhos que já realizei, e muitos outros que pretendo realizar. Uma vontade que tenho, por exemplo, é a de viver escrevendo livros ou dirigir um hotel, em uma bela praia, em qualquer dos Oceanos. Sempre deve ser algo que me traga realização.

Deixe um recado para os profissionais de RH.

Mais do que um recado, é uma pergunta: “Não poderá o Brasil ser o país pioneiro na anulação da falsa divisão entre vida pessoal e vida profissional?”.

Fonte: Jornal Carreira e Sucesso

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