quinta-feira, 28 de abril de 2011

Maioria dos empreendedores brasileiros investe até R$ 10 mil para abrir um negócio

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor mostra que 36% deles utilizam capital próprio e, daqueles que precisam pedir auxílio, 70,5% procuram suas famílias

Da Redação

A 11ª edição da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2010), divulgada pelo Sebrae nesta terça-feira (26), em São Paulo, mostra que, dos 21,1 milhões de empreendedores iniciais brasileiros - pessoas com negócios abertos há, no máximo, 3,5 anos -, 58% investiram até R$ 10 mil ao abrir seus negócios. “Essa é uma taxa bem menor em comparação ao padrão mundial”, afirma Luiz Barreto, presidente do Sebrae Nacional. “Isso mostra que muitos vão buscar esse valor em receitas pessoais ou com suas famílias.”

O levantamento mostra que 36% deles utilizam capital próprio; daqueles que precisam pedir auxílio, 70,5% procuram suas famílias. Os empresários entrevistados afirmaram que o capital é um pilar essencial para o desenvolvimento da empresa e reclamaram da dificuldade de acesso ao crédito.

Entre as demandas para avançar nos negócios, os empreendedores apontam a necessidade da diminuição do grau de exigência dos bancos na concessão de financiamentos e a criação de uma central de aval por parte dos municípios, com a estruturação de canais de divulgação voltados à disseminação dos recursos financeiros disponíveis e a simplificação do financiamento público direcionado às micro e pequenas empresas.
 
Fonte: PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.