quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mais de um terço do preço do ovo de Páscoa é imposto

Levantamento do IBPT mostra que a carga tributária do bacalhau é ainda maior: quase 44%

Ao comprar um ovo de Páscoa, o consumidor brasileiro está pagando 38% de impostos

São Paulo – A exemplo do que acontece nos mais diversos segmentos da economia brasileira, os produtos ligados à Páscoa sofrem uma pesada carga tributária. O ovo de chocolate, campeão na preferência das crianças, tem 38% de impostos (ver tabela abaixo).

O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que o vinho tem o maior percentual dentre os produtos pesquisados: quase 55%. A carga de impostos sobre o bacalhau, muito consumido nesta época do ano, chega perto de 44%.

Quem aproveita o período para faturar com a fabricação e venda de chocolates também paga muitos impostos para embalar os produtos. O papel celofane, por exemplo, tem 35,20% de tributação.

Embora não tenha havido grandes mudanças em relação ao ano passado, o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, avalia que “sem dúvida, com uma carga tributária menor, muitos brasileiros, que hoje não podem ter acesso aos produtos da Páscoa, poderiam desfrutar dessa data com uma mesa mais farta”.

Fonte: Portal Exame

NOTA DO EDITOR: Atenção para a ironia (ficção, mentira, sem contexto com a realidade): O Governo está estudando a criação de dois novos impostos. O ISOIDC (Imposto sobre o Olhar Indeciso do Cliente) e o ISEM (Imposto sobre a Exposição de Mercadorias). Claro né? Afinal, o que pagamos de impostos (o nome em si já diz tudo) é muito pouco. É preciso sempre mais para assegurar a sobrevivência destes coitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.