terça-feira, 5 de abril de 2011

Manejo adequado de aves minimiza perdas

Muitos produtores enfrentam perdas de produtividade pelo simples fato de não realizarem o manejo correto na hora da apanha e transportes das aves ao frigorífico. De acordo com Charli Ludtke, gerente de animais de produção e coordenadora do programa nacional de abate humanitário da ONG WSPA Brasil, em primeiro lugar, os produtores devem conhecer o comportamento das aves. Ela diz que, ao entrar uma pessoa estranha dentro do aviário, a tendência é que ocorra uma fuga dos animais.

"Durante essa fuga, acontecem muitos batimentos de asa e umas aves sobem em cima das outras. Com isso, podem ocorrer fraturas dessas asas e lesões. Isso traz perdas econômicas para o produtor, já que a ave apresentará uma carcaça lesionada", afirma a gerente.

Além disso, Charli diz que o produtor deve evitar a presença de outros animais próximos ao aviário. Isso porque, quando a ave enxerga um estranho ou outro animal, o vê como um predador e foge, o que também pode ocasionar lesões.

"Portanto, sempre que entrar no aviário, a equipe deve entrar calmamente. Já no caso do transporte, deve-se evitar caminhões barulhentos, com ronco muito forte, para que o transporte seja o menos estressante possível", orienta Ludtke.

Já na hora da apanha das aves, a gerente diz que a equipe deve realizar a subdivisão dos lotes, ou seja, trabalhar com lotes menores. Deve também organizar as caixas de forma adequada, mantendo-as abertas e perto das aves. Tudo o mais calmo e tranqüilo possível.

Essa apanha deve ser individual. Além disso, ave não pode ser pega pelo pescoço ou pelas patas, o que também provoca batimento de asa e fraturas. Segundo a gerente, a apanha deve ser feita com as duas mãos, pelo dorso e com as asas fechadas junto ao corpo, ou seja, imobilizadas. Além disso, deve-se também ter cuidado com a questão da água.

"A água deve estar sempre à disposição até o momento da apanha, pois a temperatura das aves é de 41 graus. O fato de elas não terem água disponível causa desidratação durante o transporte até o frigorífico", conta Charli.

O jejum também não deve ser muito longo. A gerente recomenda um período de 6 a 8 horas antes do transporte. Ela completa dizendo que o jejum prolongado pode causar contaminação, pois a ave acaba comendo o resto de cama do aviário, onde existem contaminantes como salmonela e coliformes.

Para mais informações sobre o manejo pré-abate, basta entrar em contato com a WSPA Brasil através do número (21) 3820-8200.

Fonte: Avicultura Industrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.