terça-feira, 5 de abril de 2011

A carne, o osso e o nugget de frango

O título acima chamou a atenção da equipe Portogente para um problema que não imaginávamos pudesse existir. Até aqueles deliciosos nuggets, que a garotada adora (e os adultos também), têm uma história de exploração por trás?

Pois é o que a equipe da ONG Repórter Brasil levantou, acompanhando o cotidiano de trabalho nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos, que virou o documentário “Carne, Osso”.

O site Racismo Ambiental também destaca o trabalho da ONG:

Quem trabalha em um frigorífico se depara com uma série de riscos que a maior parte das pessoas sequer imagina. Por mais que a exposição a instrumentos cortantes seja o óbvio a se pensar, a realização de movimentos repetitivos – que podem gerar graves lesões e doenças – e a pressão psicológica para dar conta do intenso ritmo de produção são os principais problemas.

Danos físicos e psicológicos

“Cerca de 80% do público atendido aqui na região é de frigoríficos. Ainda é um pouco difícil porque o círculo vicioso já foi criado. O trabalhador adoece e vem pro INSS. Ele não consegue retornar, ele fica aqui. E as empresas vão contratando outras pessoas. Então já se criou um círculo que agora para desfazer não é tão rápido e fácil” – Juliana Varandas, terapeuta ocupacional do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Chapecó (Santa Catarina).

Fonte: Portogente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.