O construtor Cláudio Acyr Pinheiro Pereira, de Niterói (RJ), pega sua lancha e sai à caça dos marlins azuis sempre que arruma tempo livre
por Leonardo Millen
Espírito competitivo. Cláudio Acyr Pinheiro Pereira desenvolveu sua técnica de pesca em alto-mar ao longo dos últimos 20 anos e tem como objetivo ser campeão brasileiro da modalidadeA gestão da construtora que fundou em 1986 em Niterói (RJ) toma, em média, 12 horas diárias do empresário Cláudio Acyr Pinheiro Pereira, de 45 anos. O negócio, criado com um investimento de US$ 100 mil, dobrou de tamanho nos últimos cinco anos e atingiu faturamento de R$ 40 milhões em 2010. A construtora, chamada Pinheiro Pereira, explora o mercado de alto padrão na área metropolitana do Rio e na Região dos Lagos (que inclui as badaladas Cabo Frio e Búzios), e mantém planos agressivos de crescimento para os próximos anos.
Para quebrar o ritmo e arranjar forças para dar conta da responsabilidade, o empresário, sempre que pode, embarca em sua lancha de 41 pés e sai à caça dos marlins azuis — peixes que atingem até quatro metros de comprimento e 900 quilos de peso (descontados os eventuais exageros, típicos dos pescadores). O barco de Pereira é especialmente equipado com toda a tralha necessária para a pesca oceânica. “Essa não é uma pesca corriqueira”, diz. “Para encontrar os marlins, precisamos explorar uma área que fica a cerca de 130 quilômetros da costa.”
O construtor diz que optou pela pesca em alto-mar após ser convidado a participar da atividade por um cliente, há cerca de 20 anos. A conexão foi imediata. “É uma prática que exige concentração e paciência e, ao mesmo tempo, é bastante emocionante”, afirma Pereira. “Quando pesco em alto-mar, me desligo da vida real e me volto para dentro de mim. É algo que dá prazer e tira o estresse.”
O QUE FALTA CONQUISTAR
Como todo bom empreendedor, Pereira é dono de uma personalidade bastante competitiva. Por isso, o que era apenas um hobby virou esporte. “Levei anos para atingir meu nível atual.” Ele fechou a temporada 2009/2010 na terceira colocação do Campeonato Brasileiro de Pesca Oceânica. Promete arrumar mais tempo livre para treinar. “Este ano, quero vencer”, diz.
Fonte: PEGN
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.