sexta-feira, 8 de abril de 2011

Portugal pede ajuda financeira à UE, bancos devem ter alívio

País terá que concordar com medidas de austeridade econômica para receber contribuição

Sócrates afirmou que tomou todas as medidas para impedir essa tomada de decisão

Lisboa - O governo de Portugal decidiu pedir ajuda financeira após meses do que economistas classificaram de recusa em admitir a realidade econômica, abrindo espaço para algum alívio para o setor financeiro.

Mas Lisboa terá que concordar com medidas duras de austeridade para obter o pacote de resgate, e ainda não está claro quão rápido um acordo poderá ser fechado no início de uma campanha eleitoral.

O primeiro-ministro interino, José Sócrates, anunciou na quarta-feira estar requisitando ajuda da União Europeia, dizendo que os riscos para a economia tornaram-se grandes demais para o país ficar sozinho, já que os custos de financiamento saltaram recentemente.

"Eu tentei de tudo, mas chegamos a um momento em que não tomar essa decisão implicaria riscos que o país não deve correr", afirmou ele em pronunciamento na televisão.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.