quinta-feira, 7 de abril de 2011

Prêmio Santa Dorotéia inscreve mulheres empreendedoras

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Santa Dorotéia da Mulher Empreendedora 2011, que visa reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres friburguenses em diferentes áreas de atuação. Este ano, as candidatas podem concorrer em 12 categorias e as três mais votadas pela internet em cada uma delas passarão para a próxima etapa, quando serão avaliadas por uma comissão indicada pelos organizadores. As ganhadoras, contudo, só serão conhecidas no mês de junho, em noite de festa no Teatro Sania Cosmelli, que também foi palco do lançamento no último dia 31 de março.

O Prêmio Mulher Empreendedora é uma iniciativa do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Faculdade Santa Dorotéia e está sendo reeditado pela Labore Consultoria & Eventos, com o envolvimento dos alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O regulamento e outras informações estão disponíveis no site www.premiomulherempreendedora.com.br. A inscrição deve ser feita até 17 de maio, mediante o preenchimento da ficha online e do questionário de “Gestão Empreendedora”, além da entrega da documentação exigida.

Para as interessadas em se inscrever no Prêmio Santa Dorotéia, as categorias são as seguintes: Gestão, Tecnologia, Educação, Gastronomia, Moda, Agronegócios, Engenharia e Arquitetura, Comércio Responsabilidade Socioambiental, Saúde e Beleza, Cultura e Arte, e Comunicação. Só será permitida a participação de, no máximo, cinco concorrentes em cada. Diferentemente da versão anterior, em que as candidatas foram indicadas pelos estudantes, nesta segunda edição são os internautas que vão escolher as mulheres que irão disputar as três vagas para a avaliação na segunda fase.

De acordo com o regulamento, a votação vai de 21 de maio a 07 de junho. Neste período, serão divulgados no site do Prêmio Santa Dorotéia da Mulher Empreendedora apenas o nome e a foto da candidata, a atividade desenvolvida e a justificativa do por que ela merece ser votada. As três mulheres de cada categoria que obtiverem a preferência popular serão avaliadas por uma comissão formada por representantes das empresas patrocinadoras, alunos e professores da FSD, além de personalidades e consultores convidados, que vai premiar a melhor experiência em cada área.

Ainda de acordo com o regulamento, além das respostas dadas ao questionário e das visitas de campo, os membros da comissão terão a atribuição de avaliar alguns critérios como a busca de oportunidades e iniciativa, a exigência de qualidade e de eficiência, capacidade de correr riscos calculados, persistência, comprometimento, estabelecimento de metas, busca de informações, e planejamento e monitoramento. Serão consideradas vencedoras as candidatas que obterem a maior pontuação nesta etapa em cada uma das categorias.

Assim como o lançamento, a noite de premiação promete ser de grande expectativa, alegria e emoção. Isso porque o resultado do Prêmio Santa Dorotéia da Mulher Empreendedora só será divulgado no dia do evento. A cerimônia já tem data e local definidos para acontecer: 29 de junho, também no Teatro Sania Cosmelli. Além de um troféu estilizado, as ganhadoras receberão diversos brindes ofertados pelas empresas patrocinadoras.

Uma noite de homenagens

O lançamento do Prêmio Mulher Empreendedora 2011 aconteceu na noite de 31 de março no Teatro Sania Cosmelli. A cerimônia foi marcada por momentos de emoção e alegria com as homenagens que foram prestadas a 14 mulheres friburguenses que vem se destacando na sociedade por sua atuação profissional, comunitária e social, em especial pelas ações desenvolvidas após a tragédia de janeiro. O evento contou ainda com a palestra da empresária Giselle Barroso, vencedora da categoria Gestão em 2010.

Entre as agraciadas, estão as irmãs Celma Calvão e Sania Cosmelli, diretoras da FSD; a secretária de Saúde Jamila Kalil; as coordenadoras da Humédica, Margali Gripp, e do Centro de Referência da Mulher (Crem), Eliana Polo; a gerente regional do Sebrae, Fernanda Gripp; a médica Pliscia de Almeida Medel, do Corpo de Bombeiros; e a articuladora do Projeto Empreender, Eliane de Castilho, coordenadora do Grupo de Mulheres Empreendedoras.

Também foram lembradas a engenheira agrônoma Alda Oliveira, do Comitê de Mulheres da Aeanf (Associação de Engenheiros e Arquitetos); a diretora da Fundação Natureza, Laura Mury; a terapeuta e consultora Dalva Brust; a empresária Hilda Teixeira Soares; além das presidentes da Amma (Associação da Mulher Mastectomizada), Maria Helena Soares, e da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Maria das Dores de Mello Pacheco (Dorinha).

Por motivo de saúde, a irmã Sania Cosmelli não compareceu ao evento. Convidada especial, a coordenadora pedagógica da FSD, professora Selma Ferro dos Santos, também não pode estar presente em razão de uma viagem, mas encaminhou mensagem e foi representada pela coordenadora de extensão, professora Lucia Raminelli. A secretária Jamila Calil foi outra que faltou a solenidade, mas justificou alegando compromissos assumidos anteriormente. Já na platéia, além dos estudantes, muitos amigos e familiares das homenageadas.

Com a palavra...

Durante a cerimônia, alguns convidados fizeram uso da palavra e ressaltaram que a mulher possui um perfil empreendedor por natureza. Não é à toa que ela consegue realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo e conciliar, muitas vezes, sua vida pessoal à profissional, dedicando também parte de seu tempo ao voluntariado. Por sua vez, as homenageadas dividiram o momento com outras mulheres e pessoas, inclusive anônimas, que são parte de suas trajetórias no trabalho, na família e na sociedade.

Em sua fala, a irmã Celma Calvão destacou a satisfação da FSD em realizar esta edição do Prêmio da Mulher Empreendedora. “É uma grande alegria participarmos dessa iniciativa. O que mais nos envaidece efetivamente é que o nosso aluno, proveniente de qualquer escola que seja, aqui dentro da faculdade, além do conhecimento que adquire, também se torna uma pessoa empreendedora, que sabe levar sua criatividade à frente e enfrentar as dificuldades da vida, disse.

Para Lúcia Raminelli toda mulher já nasce empreendedora. “E devemos aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá para continuarmos empreendendo e nos fortalecendo sem perder, contudo, a nossa feminilidade, sensualidade e ternura”, disse a professora. Já a gerente do Sebrae, Fernanda Gripp, lembrou que as pessoas empreendem o tempo todo, mesmo não se dando conta disso. “Empreendedorismo tem a ver com decisão e às atitudes que precisamos tomar para vencer na vida”, defendeu.

Uma história de sucesso

Além das homenagens, o lançamento do prêmio Santa Dorotéia da Mulher Empreendedora contou com uma palestra da empresária Giselle Barroso, da Encanto de La Luna, vencedora da categoria Gestão em 2010, que compartilhou com o público um pouco da sua história. De origem humilde, filha de uma costureira e um pedreiro, Giselle contou que cresceu em meio aos tecidos, linhas e agulhas. Na final década de 1990, aproveitando a experiência de sua mãe como modelista e estilista, decidiu investir em seu próprio negócio e abriu uma confecção de pijamas.

“A produção de moda íntima gera uma perda muito alta, em torno de 20% a 30%, e, consequentemente, acaba poluindo o meio ambiente. Hoje Nova Friburgo está entre os maiores poluidores, já que é também um dos maiores produtores de moda íntima do país. Essa situação incomodava muito a mim e a meu sócio, que é engenheiro agrônomo e perito ambiental. E a gente tinha a preocupação de achar um caminho para que pudéssemos produzir de maneira mais responsável. Foi então que resolvi industrializar as bonecas de pano que minha fazia para eu e minha irmã brincarmos quando éramos pequenas”, contou a empresária.

Assim, já atuando no pólo de lingerie e preocupada com a questão ambiental, tendo em vista que as empresas do ramo produzem muito resíduo, principalmente retalhos de tecidos, Giselle começou a reaproveitar com criatividade o refugo de sua confecção. Além de preservar a natureza, seu trabalho, vale destacar, demonstra também uma preocupação em debater a inclusão social e o preconceito. Ela tem na família uma pessoa especial, que foi a grande inspiração da idéia de criar bonecos que pudessem tratar de temas que ajudassem a despertar nas crianças a consciência ecológica e o respeito às diferenças.

“Foi daí que eu pensei em criar bonecos que abordassem essas questões. E as vendas começaram a melhorar”, continuou a empresária, acrescentando que tudo ia bem até que, em razão de uma série de fatores, no final de 2006, sua empresa de pijamas entrou numa crise quase a levou à falência. Mas com muita determinação, ela conseguiu dar a volta por cima. “Fiquei sem crédito, não tinha dinheiro para pagar fornecedores nem funcionários, mas muito retalho guardado, porque até então a gente produzia muito pouca boneca, apesar da demanda ser alta. Daí partimos para a produção dos bonecos em maior escala e deu certo”, lembrou.

Giselle é também autora de “O diário da Luna” e idealizadora do projeto pedagógico “Transformando lixo em sonhos”, voltado para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que já rendeu à empresa vários prêmios de responsabilidade social e inovação. Seu livro é adotado por escolas dentro e fora de Nova Friburgo e seus bonecos vendidos por todo o país. Além do site www.clubinhodaluna.com.br, onde as crianças podem acessar conteúdos educativos como jogos e brincadeiras, outra ferramenta através da qual elas interagem com os personagens é a peça de teatro baseada na história de Luna.

“Reciclamos 80% de todo o nosso lixo e somos hoje consideradas uma das melhores empresas de moda ética do Brasil”, continuou a empresária, que já pensa em lançar o segundo volume. “Esse reconhecimento é importante prospecta a empresa no mercado, agrega valor ao nosso produto, valoriza a nossa marca, traz mídia, mas também gera uma responsabilidade muito grande, porque a cada ano tenho que me superar, fazer algo novo. Nesse sentido, um dos nossos projetos é o lançamento de uma coleção de roupas de dormir tendo como tema os animais brasileiros em risco de extinção”, disse.

A empresária encerrou sua palestra, deixando uma mensagem para o segmento feminino. “Esse prêmio, da Mulher Empreendedora, é muito importante também para nós. A gente empreende sempre, quando acorda de manhã e sai para trabalhar; quando casa ou separa; abre um negócio. Ser empreendedora, para mim, é estar viva, porque quando deixamos de lutar e acreditar, acabamos nos desanimando e nos deprimindo, ainda mais agora com o que aconteceu com a nossa cidade. Por isso, precisamos ter fé em Deus, porque assim como eu consegui, as que sobreviveram a tudo isso também de conseguirão vencer as dificuldades”, finalizou Giselle Barroso.

Objetivos acadêmicos

A cerimônia foi aberta pelo professor Luiz Borges, coordenador do projeto, que falou um pouco sobre a iniciativa da FSD que, focada em oferecer a seus alunos formação de qualidade, tem procurado desenvolver projetos que contemplem as áreas de ensino, pesquisa e extensão. Perseguindo essa meta, o Prêmio da Mulher Empreendedora, segundo ele, ratifica e fomenta a proposta da instituição de buscar uma maior interação com a comunidade friburguense.

“A capitalização do conhecimento está no cerne da missão do seu Núcleo de Inovação e Empreendedorismo: a de conectar-se aos usuários do conhecimento e estabelecer-se como um ator econômico por mérito próprio, com princípios e ações empreendedoras. Por fim, sem dúvida, poderá abrir espaço para que possamos criar uma sociedade mais justa, igualitária, rica em conhecimento e geração de oportunidades para todos”, disse o professor, que também fez uma breve apresentação e defesa do projeto.

Segundo Luiz Borges, existem dados que colocam o Brasil como um país de grande representatividade no âmbito do empreendedorismo. Dentro dente cenário, a participação feminina em nível nacional supera em 40% a tendência mundial. Estes números, de acordo com ele, trazem como reflexo o descobrimento de novas potencialidades, mais espaço na sociedade e, assim, a efetiva possibilidade de que tornem seus sonhos e realizações possíveis.

“Como resultado, uma maior interação social se faz presente, independente da área profissional. Seja na defesa e desenvolvimento de projetos empresariais ou sociais, são todas iniciativas que as tornam grandes mulheres empreendedoras”, disse o professor, acrescentando que, no contexto acadêmico, o projeto tem como objetivo possibilitar aos estudantes conhecer e observar na prática o comportamento dos empreendedores e também o desenvolvimento de pesquisas de campo verificando e conhecendo na prática o dia a dia destas mulheres empreendedoras.

“Assim, percebida a merecida e necessária homenagem a todas as mulheres que fazem a diferença, conjugada ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, este projeto foi desenvolvido dentro da disciplina Empreendedorismo que, hoje assume papel relevante frente às novas demandas da sociedade”, finalizou Luiz Borges.

Sobre o prêmio

O Prêmio da Mulher Empreendedora é uma realização da Faculdade Santa Dorotéia, através do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Santa Dorotéia, com organização da Labore Consultoria & Eventos. Os patrocinadores oficiais são: Unimed, Fisk Centro de Ensino, Target Comunicação, HN Comunicação Visual, S2 Sistemas e Software, Floricultura Nelson, Rangel Mármores e Granitos, Móveis Gazoni, Arte Interior Decorações, Restaurante Gourmet Brazil, Clicar Hitech Oficina Mecânica, Leonardo Alves Design & Internet e F2 Fernando Ferreira Fotografia. Apóiam a iniciativa o Escritório Regional do Sebrae, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) e o Grupo de Mulheres Empreendedoras. A mídia oficial está a cargo de A Voz da Serra, Luau TV e Programa Revista Clipper.

Fonte: Andrea Freze

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.