terça-feira, 12 de abril de 2011

Reinvenção bilionária

Bisneto do fundador, Gustavo Bach, 34 anos, conta como renovou o tradicional Grupo Hermes para criar um império varejista de venda direta

Por Sérgio Tauhata

Empreendedor postal – “Meu bisavô Siegfried Haberer fugiu da Alemanha no início da Segunda Guerra Mundial. Como tinha experiência em vendas pelo correio na Europa, passou a trazer joias e relógios da Suíça e oferecê-los no Rio de Janeiro. Foi a primeira operação do gênero no Brasil. Mas o público era muito restrito. Por isso, nos anos 50, decidiu mudar tudo e começou a vender bijuterias e artigos para a casa, de olho nas classes populares.

A primeira reinvenção – “Em 1989, uma longa greve dos Correios paralisou os negócios. Tínhamos os catálogos e os produtos e, então, apostamos no porta a porta. Foi um sucesso. Estabelecemos um sistema de franqueados, responsáveis por regiões. Cabia a cada representante cadastrar colaboradores e repassar os produtos. Começamos no Rio de Janeiro e hoje atendemos cinco mil cidades.”

O preparo do herdeiro – “Entrei para o grupo em 2001, depois de me formar em comércio internacional na Rochester Institute of Technology, nos Estados Unidos. Tinha 24 anos. Comecei como vendedor e passei por todos os departamentos. Hoje divido as decisões da empresa com minha mãe, Claudia Bach, que ocupa a presidência.”

A segunda reinvenção – “Não poderíamos ficar parados com a chegada da internet. Aproveitamos nossa estrutura logística e, em 2003, lançamos o Comprafacil.com.br. Hoje o portal representa 70% do faturamento e foi responsável por nos tornarmos uma companhia bilionária a partir de 2009.”

Mudança na raiz – “O comércio eletrônico é hoje nosso principal canal de vendas, mas não descuidamos de nossas origens. Há dois anos, percebemos que era preciso sacudir o porta a porta. Passamos a entregar os produtos na casa das consultoras e a dar crédito para elas. Com isso, as vendas diretas aumentaram 60%.

GRUPO HERMES O QUE É: Fundada em 1942, a companhia vende seus produtos por três canais: correio, porta a porta (com uma rede de 600 mil colaboradores), e comércio eletrônico

O QUE OFERECE: São 55 mil itens, de cosméticos a TVs de LCD

ESTRUTURA: Reúne 3.500 funcionários. O centro de distribuição e atendimento de 32 mil m2 tem capacidade para despachar 40 mil pedidos por dia

FATURAMENTO 2011 (PROJETADO): R$ 3,5 bilhões

Fonte: PEGN

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