Celia Miranda e Gustavo Mattos oferecem refeições de alta gastronomia dentro do próprio apartamento na capital francesa
São Paulo – Ela era professora de inglês e ele, publicitário. Largaram a vida no Brasil para estudar em uma das mais renomadas escolas de gastronomia do mundo, a Le Cordon Bleu.
Celia Miranda Mattos e Gustavo Dalla Colletta fizeram as malas e se mudaram para Paris, em 2005. No ano seguinte, compraram um apartamento e aproveitaram a formação de chef para fazer uma cozinha especial. Foi então que surgiu o Chez Nous Chez Vous.
Baseado no 15ème arrondissement de Paris, bairro à margem esquerda do Sena, o casal já foi destaque do jornal americano The New York Times, como um dos lugares secretos que a capital francesa oferece.
Celia conta que o projeto do restaurante começou depois da reforma da cozinha. “Como o apartamento era grande, a cozinha ficou bem equipada e a gente preferiu trabalhar ali a passar de 12 a 16 horas em um restaurante”, diz.
Com o boca a boca – principal divulgação do local – os frequentadores aparecem aos poucos. Sem dias ou horários fixos, é preciso reservar a única mesa com uma semana de antecedência. “Aqui a movimentação é bem diferente de um restaurante. Não temos estoque, por exemplo. Por isso, precisamos da reserva para ter os produtos mais frescos possíveis”, explica.
O público é majoritariamente formado por brasileiros em viagem à Cidade Luz, que ficaram sabendo do local por outros viajantes. “Esse boca a boca funciona muito com os brasileiros, que gostam de contar o que comeram e como foram atendidos”, diz.
A possibilidade de falar português e usufruir de um ambiente mais informal do que os estrelados restaurantes parisienses também atrai os turistas.
Os clientes pagam até 120 euros por um jantar degustação de sete etapas. O Chez Nous Chez Vous recebe de 2 a 10 pessoas por noite. Celia ressalta que o local funciona sob demanda. “Nós recebemos até duas vezes por semana. Mas, em alguns meses, ficamos sem promover os jantares por falta de clientes”, explica.
Com um faturamento de mais de 100 mil euros ao ano, o casal aposta em um menu surpresa. “Servimos alta gastronomia com uma tendência francesa. Não adianta pedir feijoada que não fazemos”, brinca Celia.
Segundo ela, as pessoas vão à sua casa em busca de uma aventura. “Temos recebido gente que está acostumada a viajar, não é todo mundo que tem a cabeça aberta para isso. É uma aventura”, afirma.
Só neste ano mais de 60 pessoas fizeram parte dessa aventura. Depois de um jantar com clima caseiro, as pessoas que se encontram pela primeira vez como estranhos acabam se tornando amigos.
No próximo ano, o casal quer estender esse conceito para o Brasil, com a inauguração de um restaurante no mesmo molde, em São Paulo.
Fonte: Portal Exame
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