Caio Lauer
A retenção de talentos e o desenvolvimento dos profissionais é preocupação constante nas organizações. Há cinco anos, a Dedic GPTI, uma das maiores empresas do setor de Contact Center e Business Process Outsourcing do Brasil, oferece aos seus colaboradores a Universidade Corporativa. A ideia é que estes profissionais, além de desenvolverem suas atividades do dia a dia, se aprimorem em outros campos de atuação.
O projeto, realizado em parceria com a Fundetec, foi iniciado em 2006 e já formou mais de 1.000 colaboradores. A unidade de São Paulo da Universidade Corporativa DEDIC GPTI oferece cursos tecnólogos, autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação, divididos em cinco áreas: Comércio; Gestão; Saúde; Turismo, Lazer e Hotelaria; e Informática. Os cursos mais procurados são: Processos Gerenciais, RH, Marketing e TI. Todos são de caráter tecnólogo, com duração de dois anos. “Por conta da Dedic GPTI ser uma empresa focada em pessoas, o curso de Recursos Humanos é um dos mais procurados. A Tecnologia da informação também está muito em alta, por conta do atual mercado aquecido neste setor”, conta o superintendente de desenvolvimento profissional da Dedic, Antonio Claudio Tozzo.
A Universidade Corporativa faz parte do pacote de benefícios oferecido - o colaborador tem 70% de desconto na universidade. O objetivo principal, além de oferecer desenvolvimento para os colaboradores, é trabalhar o processo de retenção das pessoas. A taxa de rotatividade na área de Telemarketing é maior do que a da média do mercado e a Universidade Corporativa, que é subsidiada pela Dedic GPTI, funciona como uma ferramenta para reter estes talentos. Tozzo acredita também que esta é uma forma do profissional seguir carreira em outras áreas dentro da própria companhia.
Localizada no bairro de Campos Elísios, em São Paulo, a Universidade Corporativa é um órgão educacional independente, onde a Dedic GPTI é sua mantenedora. Ligada à estratégia da retenção e desenvolvimento dos funcionários, uma equipe do RH da empresa acompanha o desempenho dos alunos durante todo o curso.
Oferecer a oportunidade de desenvolvimento profissional para os colaboradores implica em diversos fatores positivos para o clima organizacional e dia a dia da empresa, como explica Tozzo: “redução de absenteísmo e turn-over, valorização das oportunidades de crescimento na organização e ascensão profissional são os que posso destacar”.
Curso gratuito
Dentro do universo de Call Center existem três públicos bem definidos: os que procuram o primeiro emprego, geralmente jovens; pessoas que já têm experiência na profissão e atendem a um perfil desejado pelas empresas deste setor; e as que se afastaram do mercado de trabalho durante muito tempo por conta da família, por exemplo, mas possuem potencial.
A empresa desenvolveu um curso específico, que acontece gratuitamente pela Universidade Corporativa com aulas de língua portuguesa, informática e telemarketing. Ao final do curso é oferecido um certificado que vai profissionalizar o participante na área de atendimento.
Na Dedic, há um programa especial para jovens aprendizes, entitulado “Vir a Ser”. Há uma parceria com entidades que oferecem esse perfil de profissional e a empresa propicia, paralelamente à semana de trabalho, um dia reservado à aprendizagem – de cinco dias úteis, um é dedicado à capacitação.
Os alunos que se apresentam melhores desempenhos são convidados à participar do processo seletivo para concorrer às vagas disponíveis na empresa. “Não atrelamos o curso ao recrutamento na Dedic, portanto não existe o compromisso de ter que vir trabalhar conosco. A pessoa tem apenas que ter vontade de aprender e se desenvolver. A duração é de 70 horas”, diz o superintendente da empresa. De acordo com ele, a Fundetec disponibiliza um certificado de conclusão para todos os participantes.
Fonte: Jornal Carreira e Sucesso
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