Caio Lauer
Seja em uma auditoria interna ou em um processo de certificação, o auditor da qualidade é um profissional fundamental para a sobrevivência e o padrão de excelência buscado pelas organizações. O trabalho do auditor constrói uma organização enxuta e ajustada, resultando em melhorias no produto ou serviço que encontram-se em contínuas mudanças de acordo com as necessidades e expectativas do público consumidor.
No início dos anos 90, quando os certificados ISO 9000 invadiram o mercado, os auditores, em sua predominância, eram engenheiros – por conta da visão analítica e capacidade de gestão. Hoje, a variedade de profissionais envolvidos na atividade é grande, pois o mercado busca pessoas que tenham conhecimento específico da área de atuação da empresa que passará por auditoria. Neste contexto, destacam-se os médicos, administradores, biólogos e advogados.
Hoje, requisitar certificados de qualidade é prática comum em pequenas, média e grandes empresas. Apesar desta demanda constante, há um declínio do exercício da atividade de auditor da qualidade se comparado há 10 anos. Certificados em temas como sustentabilidade, meio ambiente, responsabilidade social e saúde e segurança ocupacional estão ganhando maior grau de preocupação das empresas brasileiras. “Para ser um bom auditor, algumas aptidões são primordiais. Bons conhecimentos de gestão e do mercado empresarial são muito importantes, assim como características pessoais como ser ético e diplomático, ter a mente aberta para novas informações, ter flexibilidade e imparcialidade”, aponta José Salvador da Silva Filho, gerente de Novos Negócios da área de Certificação da Fundação Vanzolini. Para ele, por outro lado, o profissional precisa ser firme nas suas decisões para definir parâmetros e ter a posição correta durante a auditoria, que costuma ser um momento de pressão.
A auditoria funciona como um ritual: por meio de uma reunião de iniciação entre os auditores, o líder do grupo confirma uma série de questões, como o compromisso do sigilo das informações coletadas, explica o método da verificação dos processos, valida ou ajusta estes processos e explica os critérios que serão aplicados durante a auditoria para classificar, eventualmente, uma não-conformidade (aviso de necessidade de correção em algum processo, serviço ou produto). “Toda a certificação é baseada no trabalho do auditor. Quando é realizado um trabalho de qualidade, a confiabilidade da empresa no seu negócio e a segurança do público consumidor será muito maior”, opina José Salvador.
Para se tornar um auditor de sucesso, a pessoa deve ter grande experiência como profissional em outras áreas das organizações, sendo que, preferencialmente, uma parte desta trajetória seja no setor da Qualidade. Outro ponto importante é o treinamento por qual o auditor passa, pois deve receber novas informações constantemente. Ter uma visão empresarial ampla também é fundamental, pois este profissional poderá atuar nos mais diversos segmentos. “Esta atividade é fundamental para as partes envolvidas - stackholders, acionistas e gestores - desde que a empresa queira saber a verdade, o que acontece no dia a dia”, conta Carlos Conde Junior, diretor da qualidade da Odisséia Consultoria. Carlos diz que, infelizmente, ainda há empresas que buscam a certificação por obrigatoriedade. “O mercado é muito satisfatório quando trabalhamos com empresas que buscam a certificação com foco real na padronização, controles e na melhoria contínua”, completa.
Fonte: Jornal Carreira e Sucesso
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