sábado, 7 de maio de 2011

Planeje a si próprio

*Leila Navarro

Você já pensou em planejar sua carreira? Já pensou que um plano de marketing pessoal pode lhe ser útil em vários âmbitos? Se você está em busca de um novo emprego, vai mudar de profissão, reorientar sua vida ou apenas deseja ascender profissionalmente, além de criatividade, trabalho em equipe, empreendedorismo, e tantas outras qualidades, planejar também é preciso.

Faria até um trocadilho com o poeta Fernando Pessoa, que diz: “Navegar é preciso, viver não é preciso”. Eu diria que planejar , sim, é mais do que preciso, é fundamental! Até para comprarmos um carro, um imóvel ou para fazer uma simples viagem, é preciso planejar, então, por que não planejar a si próprio? Se posicionar corretamente no mercado, colocar suas metas em prática, não desistir, reciclar-se e eleger uma tática infalível de marketing pessoal é um ótimo caminho para seu planejamento profissional.

O marketing pessoal é uma das chaves do sucesso para destacar-se entre os demais. O mercado está mais competitivo do que nunca. Embora a moda seja o benchmarking, em que copiam-se as práticas utilizadas pelos outros e que dão certo, acredito que inovar, cada um com seu talento, criar a sua marca, destacar-se dos demais, ainda será o trunfo do novo profissional. Você tem que quebrar o padrão para não quebrar o patrão!

Posicionar-se corretamente no mercado requer metas para alcançar seu prestígio profissional. Você deve valorizar aquilo que deseja para sua vida profissional e também pessoal, caracterizar seus pontos fortes, analisar qual a imagem que os outros fazem a seu respeito, enfim, definir sua missão e ser fiel aos seus princípios.

Após fazer essa análise de quem você realmente é, onde quer chegar, como os outros o vêem, você deve criar a sua tática de marketing pessoal, para alcançar aquilo que deseja, e colocar seu planejamento em ação.

Para isso analise bem aquilo que deseja mudar em você, utilize-se melhor de sua marca, sua vitrine pessoal, aposte em sua rede de relacionamentos, seja diplomático, abandone a reflexão e aprimore-se da ação, ganhe pessoas, comunique-se! E não desista, jamais! Lembre sempre onde quer chegar, e otimize sua auto-estima! Pois, hoje quem é padrão, quem é igual a todos pode ser substituído a qualquer momento por um padrão mais barato. O que vai lhe garantir resultados, é você ser você mesmo.

Se você não sabe como começar o seu planejamento, faça o curso de Planejamento Estratégico Pessoal que o Portal Leila Navarro disponibliza para você, na seção cursos!

E recicle-se sempre. Aprender é um santo remédio! Boa sorte!

*Leila Navarro é coach, escritora e palestrante há mais de 10 anos, tendo consolidado, neste tempo, um forte nome no Brasil e no exterior. Ao abordar temas Comportamentais, de Liderança, Gestão de Pessoas, Vendas e Empreendedorismo, já teve suas palestras assistidas por mais de um milhão de pessoas e hoje integra o ranking dos 20 maiores palestrantes do Brasil, segundo a Revista Veja. Além disso, já ganhou por duas vezes o Prêmio dos 100 Melhores Fornecedores de RH – Categoria Palestrante do Ano (2005 e 2009).

Fonte: Jornal Carreira e Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.