quarta-feira, 15 de junho de 2011

Conta de luz sofrerá reajuste tarifário neste sábado

Por Karina Monnerat


Neste sábado, 18, a Energisa Nova Friburgo Distribuidora de Energia S/A fará o reajuste anual das tarifas de energia nas residências de Nova Friburgo. A empresa havia solicitado à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o adiamento desse reajuste para março de 2012, mas a solicitação foi negada para evitar um impacto maior nas tarifas pagas pelo consumidor.

Amaury Damiance, gerente regional da Energisa, explica que o reajuste tarifário acontece todos os anos no dia 18 de junho, e considera a variação do IGP-M e alguns outros aspectos técnicos como o Fator-X, que expressa o ganho de produtividade da concessionária para ser transferido para o cliente em forma de redução de tarifa. O reajuste anual foi institucionalizado por um processo de revisão tarifária feito em 2008 que avaliou todos os ativos e os custos da empresa.

O impacto desse aumento para as 93 mil unidades consumidoras do município será na ordem de 12,89% para os consumidores de baixa tensão e 14,40% para consumidores de alta tensão, com reajuste a contar do dia 18. Desta forma, as faturas terão leituras diferenciadas, sendo que o período de consumo até 17 de junho será registrado com o valor antigo da tarifa e as medições feitas a partir de 19 de junho terão como base o novo valor.
 
Fonte: Jornal Nova Imprensa
 
NOTA DO EDITOR: Bom samaritano esse Damiance, né ??? Que camarada de bom coração ele é. Desta forma, convivendo entre os cordeiros, a empresa nega responsabilidade sobre a queima de vários eletrodomésticos e eletroeletrônicos em janeiro. Não por causa das fortes chuvas, mas sim por contantes oscilações na rede da empresa, seguidamente negada, inclusive, em relatórios enviados a Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.