terça-feira, 28 de junho de 2011

Correios não se responsabilizam por juros de correspondências recebidas com atraso

Desde o início do ano, a população vem sofrendo com o atraso na entrega das correspondências pelos Correios, que apresenta falta de carteiros. O problema acarreta em prejuízos para o bolso dos clientes, que acabam arcando com juros de faturas entregues com atraso.


A Assessoria de Comunicação regional dos Correios (ASCOM) justifica que o consumidor que não vem recebendo suas faturas deve procurar outra forma de realizar o pagamento antes do vencimento junto à empresa credora. Os Correios alegam que sua prestação de serviço não tem vínculo com os destinatários e sim com as empresas emitentes da fatura.

Por outro lado, as empresas procuradas pela reportagem não manifestaram qualquer ação para pressionar que os Correios regularizem o serviço. A orientação da Elektro é que o cliente solicite segundas vias de faturas pessoalmente na unidade de atendimento, à rua Santo Antonio, 263, entrem em contato através do 0800 ou acessem o site da companhia.

Segundo a assessoria dos Correios, já estão sendo praticados serviços extraordinários para minimizar transtornos à população, com entregas aos finais de semana e deslocamento de empregados de outras áreas para auxiliar no trabalho.

O gerente da agência de distribuição local, Francisco Mamedes de Paula, confirma que os funcionários na unidade em Mogi Mirim vêm trabalhando aos sábados e feriados esporadicamente para minimizar os atrasos. “Deslocamos pessoal de outras funções para atuar nas entregas. Além do Sedex, as entregas de correspondências convencionais também estão acontecendo aos sábados”, explica. Segundo ele, o problema deve ser totalmente resolvido com a contração dos aprovados no concurso público realizado em maio. Em Mogi Mirim, haverá designação de dois atendentes comerciais e quatro carteiros. Hoje, 35 carteiros atuam no município. A assessoria informa que as contratações devem acontecer no mês de julho.

CEDECON

Quanto às contas e faturas enviadas com atraso via correio, o prejuízo acaba de fato pesando para o consumidor. A assessoria insiste que os Correios não tem responsabilidade sobre o pagamento de juros e multas de boletos entregues com atraso.

A informação é confirmada pelo encarregado substituto do Cedecon local, Plínio Gracini Junior. Ele explica que não existe parâmetro legal para que os juros sejam reembolsados pelos Correios no caso de atrasos.

O Cedecon recebe, por semana, cerca de três reclamações sobre o atraso na entrega das correspondências e os munícipes têm sido orientados a entrar em contato com a empresa responsável pela fatura e solicitar segunda via para pagamento. “O pedido deve ser feito antes do vencimento, pois o consumidor tem ciência do débito. É possível pagar via internet ou solicitar o número do código de barras para pagamento nos bancos”. Caso a empresa credora não informe uma segunda alternativa para pagamento, o cliente fica desobrigado a pagar os juros.

Fonte: A Comarca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.