terça-feira, 28 de junho de 2011

TJ do Rio autoriza concurso para níveis Médio e Superior

Confira as principais regras da seleção. O número de vagas só será conhecido em edital

POR ALINE SALGADO

Rio - Fim das expectativas. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), desembargador Manoel Rebêlo dos Santos, autorizou concurso público para os cargos de técnico e analista judiciário. O edital da seleção, que vai determinar o número de vagas para cada função e o cronograma do certame, já está em fase de elaboração.

Como O DIA antecipou no mês de maio, o concurso vai contar com oportunidades para profissionais dos níveis Médio e Superior de escolaridade. Segundo a resolução que autoriza a seleção, candidatos terão de fazer provas objetivas e, se o TJ-RJ considerar importante, poderão ser adicionadas mais três fases: redação, prova prática e avaliação de títulos.

Para sair na frente, aconselha o especialista da Academia do Concurso, Paulo Estrella, o candidato à função de técnico judiciário deve começar o preparo estudando Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional e a legislação específica, que compreende consolidação normativa, CODJERJ (Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado do Rio de Janeiro), Lei Estadual 4.620/05 e Estatuto.

Já para o cargo de analista judiciário, além das matérias que caem na seleção para técnico judiciário, o participante deve se aprofundar nas disciplinas de Processo Civil e Processo Penal. Sem falar no conteúdo específico de sua área de atuação. Mas, enquanto o edital não sai, a dica é refazer provas antigas do Cespe-Unb, que aplicou os testes do último concurso do TJ-RJ, e do NCE, que quase foi a escolhido na época.

Dicas gratuitas para quem vai participar dos exames

Quem está se preparando para o concurso do Tribunal de Justiça do Rio em casa pode contar com ajuda de professores experientes e, o melhor, a baixo custo. A Academia do Concurso promoverá, em 13 de julho, quarta-feira, aulão gratuito de Português, com o professor Márcio Coelho.

A palestra será oferecida das 13h30 às 16h45, na Avenida Rio Branco 277, 2º andar, Centro do Rio. A entrada é uma lata de leite em pó e uma de achocolatado em pó (mais detalhes pelo telefone 2108-0300).

Outra dica de estudo é ficar atento aos vídeos da TV Justiça disponíveis na Internet, por meio do You Tube. O aluno pode ficar por dentro de assuntos importantes da área jurídica, que são muito abordados nas provas recentes.

No próprio site do TJ-RJ (www.tjrj.jus.br), o candidato pode consultar a legislação. Material gratuito pode ser encontrado também no portal Concurso Virtual (www.concursovirtual.com.br).

FORMAÇÕES ADMITIDAS

TÉCNICO JUDICIÁRIO

A função exige apenas Nível Médio completo. Podem se candidatar ao cargo também os profissionais formados em cursos técnicos.

ANALISTA JUDICIÁRIO SEM ESPECIALIDADE

Função voltada a graduados em Direito.

ANALISTA JUDICIÁRIO COM ESPECIALIDADE:

De psicólogo: seleção voltada para profissionais graduados em Psicologia e com registro no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

De assistente social: para bacharéis em Serviço Social e com inscrição regular no conselho da categoria.

De comissário de Justiça, da Infância, da Juventude e do Idoso: para graduados nos cursos de Direito, Administração, Pedagogia, Psicologia ou Serviço Social.

De execução de mandatos: destinada a profissionais bacharéis em Direito.

De analista de sistemas: para graduados nos cursos de Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Informática, Tecnologia de Processamento de Dados e Sistemas de Informação.

De contador: destinada a profissionais com Nível Superior completo em Ciências Contábeis.

De bibliotecário: graduados em Biblioteconomia ou profissionais com registro no Conselho Regional de Bibliotecário do Estado.

De jornalista: candidatos que cursaram Comunicação Social, na especialidade de Jornalismo.

De médico: graduados em Medicina, com Residência em Clínica Médica ou título de especialista na área.

Fonte: O Dia On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.