sábado, 18 de junho de 2011

Criação exige série de cuidados

O aquecimento do mercado nos últimos três anos foi um dos motivos que fez com que David Tischenberg optasse pela criação de ovinos: "Carneiros ocupam pouco espaço e o retorno de carne por hectare ocupado vem mais rápido".


Tischenberg explica que embora a criação seja mais simples, as ovelhas precisam de cuidados específicos. Para evitar doenças é necessário controlar a umidade do ambiente e vacinar os animais em épocas corretas para não prejudicar a reprodução. Já o abate é feito quando eles ainda são cordeiros, pois têm a carne mais macia que as ovelhas adultas.

Outro cuidado é na escolha das raças para cruzamento. "A raça Santa Inês produz carne saborosa e são boas matrizes. Nós a cruzamos com a raça White Dorper que ganha peso mais rápido, o que gera cordeiros de melhor qualidade em menor espaço de tempo", explica o criador.

Segundo o Tischenberg, a falta de mão de obra especializada gera muito prejuízo, já que não há profissionais com experiência no manejo de ovinos. O criador produz a ração de seus animais e reclama da dificuldade em adquirir produtos especiais para ovinos: "Não encontramos estes produtos na região. Acabamos gastando mais e isso se reflete no preço ao consumidor."

Fonte: Mogi News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.