quinta-feira, 16 de junho de 2011

NOVA FRIBURGO PRESENTE EM AUDIÊNCIA NA ALERJ

Representante da Secretaria de Ordem Urbana participa de audiência sobre Defesa Civil na ALERJ

A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou no dia 10 passado uma audiência pública no prédio anexo, auditório Nelson Carneiro. A audiência contou com a participação do subsecretário municipal de Ordem Urbana de Nova Friburgo, Claudecir Ribeiro da Silva, acompanhado do técnico da Defesa Civil, engenheiro Robson José Teixeira. Compareceram ao evento também os senadores da República Lindberg Farias, Inácio Arruda, Jorge Viana, presidente da comissão temporária; e Casildo Maldamer, além do deputado estadual Luiz Martins e o suplente de senador Olney Botelho, entre representantes de outros estados. A audiência objetivou avaliar e propor alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil.

Várias propostas foram apresentadas na ocasião, como a criação da Força Nacional de Defesa Civil, o mapeamento nacional das áreas de risco, políticas públicas voltadas para a preservação e recuperação, criação de núcleos especiais de agentes comunitários nas áreas consideradas de risco, padronização nacional dos sistemas de alerta e alarme, fortalecimento do quadro de pessoal de Defesa Civil, utilização de aparelhos celulares para emissão do sistema de alerta e alarme, ampliação do projeto de Defesa Civil nas escolas públicas, criação nos municípios de uma central de operações, a exemplo da existente no município do Rio de Janeiro, entre outras.

Na audiência foram abordados assuntos como as áreas de Proteção Permanente (APP), que faz parte do conteúdo do Código Florestal, que tramita no Congresso Nacional, assunto que está ligado com os desastres nacionais. Foi unanimidade entre os participantes que os municípios não têm condições materiais e de recursos humanos especializados e capacitados para enfrentarem catástrofes de grande proporção. A comissão fará visitas a outros estados e tem 90 dias para apresentar o relatório final.

VISITA AO CENTRO OPERACIONAL DO RIO

À tarde, os participantes da audiência se dirigiram ao centro operacional da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, inaugurado há cinco meses, que impressionou o subsecretário Claudecir. Conta com uma estrutura moderna e capaz de fazer frente aos sinistros, apoiada com tecnologia de ponta, direcionada a integração perfeita entre os órgãos envolvidos nessa problemática.

O setor tem aproximadamente 400 câmeras distribuídas em diversos pontos da cidade e monitoradas por equipes multidisciplinares, capacitadas e treinadas para acionar recursos, objetivando pronta resposta à população. Há, inclusive, uma sala de crise, onde o prefeito, seus secretários e auxiliares podem determinar medidas daquele local ou através de um sistema de videoconferência ligada ao Palácio da Gávea Pequena e até mesmo ao Palácio Guanabara, do governo estadual. Possui ainda um banco de dados produzidos pela Geo-Rio, contendo áreas cadastradas e mapeadas através do estudo de susceptibilidade a escorregamento, entre outros recursos.

O gerenciamento tecnológico do centro operacional da cidade do Rio é feito pela IBM. Na sua estrutura estão acopladas informações obtidas pelo radar meteorológico, que tem alcance de 250 quilômetros e podem prever mudanças nas condições climáticas com antecedência de até oito horas.
 
Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.