quinta-feira, 16 de junho de 2011

CAPS comemora reforma predial com festa junina

Fundação Municipal de Saúde festeja com os usuários da Unidade que não parou mesmo em tempo de tragédia

Será no próximo dia 29 a festa junina do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS. A iniciativa foi dos próprios funcionários do setor que comemoram com os usuários, a conclusão das obras realizadas na Unidade após a tragédia que atingiu a cidade no início do ano. Segundo a psiquiatra Ângela Moura, chefe do setor, a festa lembrará não só a obra realizada nas dependências do prédio, mas também o desafio de toda a equipe de servidores que continuou atendendo aos pacientes do Programa Saúde Mental. “Temos em torno de 420 pacientes sendo atendidos. Em média atendemos 50 usuários ao dia. Mesmo em meio às obras não deixamos de recebê-los e acompanhá-los”, diz a médica. Em cinco meses de reforma o setor parou por apenas duas semanas e neste período a equipe atendeu no Hospital Raul Sertã, na clínica de repouso Santa Lucia e também através de visitas domiciliares.

Psiquiatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistente social, cozinheiros e oficineiros. O grupo multidisciplinar do CAPS também comemora o restabelecimento do imóvel. Para a psicóloga Elaine Gomes, Coordenadora do Programa Saúde Mental, o Centro de Atenção é um grande aliado ao tratamento dos usuários do SUS e por isso não pôde parar. “Oferecemos nosso trabalho à toda população. Temos um olhar diferenciado ao cuidar da saúde psíquica do friburguense. Somos referência na região justamente por acompanhar nossos pacientes, acompanhá-los e se preciso oferecer a medicação gratuita”, relata a coordenadora.

O CAPS é um órgão da Fundação Municipal de Saúde que atende às necessidades das pessoas que possuem transtornos mentais graves. Segundo Elaine, a rede se preocupa em dar assistência aos usuários e aos familiares. “Trabalhar em conjunto com a família favorece a estruturação do dia a dia do paciente”. O objetivo do CAPS é dar sustentação ao tratamento, estimulando a expressão, a ampliação da autonomia do paciente e principalmente a inclusão social. Todo este serviço é prestado com qualidade para que se evite a internação psiquiátrica.

Apesar de todos os anos a equipe realizar os festejos juninos este ano a celebração é especial. A partir das 9 horas da manhã, pipoca, milho verde, canjica entre outros serão servidos ao som de forró. Para abrilhantar ainda mais o momento os pacientes farão apresentações de quadrilha, encenação do casamento na roça e dança do ventre.

O CAPS fica na Avenida Comandante Bittencourt, 142, Centro. Maiores informações pelo telefone 2523-4206.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.