terça-feira, 14 de junho de 2011

Obras de pavimentação na RJ-148 tiveram que ser reformuladas

 Por Priscila de Lima


Moradores e motoristas que trafegam diariamente pela rodovia RJ-148, trecho entre Conselheiro Paulino e Riograndina, têm reclamado da situação em que se encontra a pavimentação do local. A preocupação se dá devido à colocação de asfalto sobre a camada de paralelepípedos.

O manifesto foi feito pelo Coordenador da Câmara Empresarial de Conselheiro Paulino, Marcos Monarco, através de um e-mail que relatava a insatisfação pela obra. “Venho aqui expressar minha preocupação e indignação com o que tenho visto com relação à obra do asfalto da Friburgo - Riograndina. A Silthur vinha fazendo um trabalho espetacular até então, mas agora o asfalto está sendo colocado em cima do paralelo e todos nós sabemos que o trabalho não fica bom, precisamos de asfalto de longo prazo devido o fluxo de veículos e a importância da via” – declarou Marcos.

Em resposta a Silthur, empresa responsável pela obra, explicou que o asfalto não está sendo simplesmente colocado em cima do pavimento já existente, e sim que o paralelo sirva como parte da base. Em documento enviado ao Coordenador da Câmara Empresarial de Conselheiro Paulino, o engenheiro civil da Silthur, Raphael Thuler, explicou: “No trecho entre Conselheiro Paulino e Riograndina o pavimento existente da rodovia é de paralelepípedos. O projeto básico de pavimentação neste trecho prevê a retirada do paralelo, do colchão de areia e da regularização, para a implantação de uma nova estrutura de pavimento constituída de revestimento em concreto asfáltico (CBUQ), base de brita corrida e sub-base. Contudo, durante a execução do segmento entre a entrada do Maringá e Riograndina, observou-se que ao se retirar o paralelo, o colchão de areia e a regularização (existentes) estava-se encontrando solos de qualidade ruim (siltosos) necessitando, portanto, da remoção desses solos por outros de qualidade melhor (troca de solo). Entretanto, o volume de troca de solo neste segmento foi muito superior do que estava previsto para a obra, o que estendendo para toda a rodovia afetaria a economicidade do contrato”.

Desta forma, a Silthur estudou juntamente com Departamento de Estradas e Rodagem, DER-RJ, qual a alternativa técnica economicamente viável para a estrutura do pavimento em questão e resolveu por aproveitar a contribuição estrutural do paralelo existente. Assim, a obra poderá ter prosseguimento sem prejudicar a população local.
 
Fonte: Jornal Nova Imprensa

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