quarta-feira, 13 de julho de 2011

Moradores se unem para reconstruir cidade da região serrana

Solidariedade ainda contagia os habitantes de Nova Friburgo seis meses após tragédia

Carlyle Jr., do R7, em Nova Friburgo

Moradores estão reconstruindo muros e calçadas das casas.

As palavras recomeçar, recuperar e reconstruir fazem parte da rotina dos habitantes de Nova Friburgo, cidade mais devastada pela tragédia das chuvas em janeiro deste ano. Cansados de esperar pelas obras da prefeitura, os moradores trabalham para recuperar moradias nos bairros atingidos. O desastre, que matou mais de 900 pessoas e deixou cerca de 300 desaparecidas em sete municípios da serra fluminense, completou seis meses na segunda-feira (11).

Os moradores de Córrego Dantas se reúnem em mutirões para agilizar a reconstrução das casas nos fins de semana. Na época da enchente, o rio que corta o bairro chegou a ampliar a sua largura de 4 para 100 m, o que provocou o desabamento de pelo menos150 imóveis. Além disso, outras cem residências foram demarcadas pela Defesa Civil para demolição depois da tragédia.

O mutirão recupera as poucas casas que não foram interditadas e estão fora da área de risco. O engenheiro Antenor Gravino, de 47 anos, comanda um grupo de 50 pessoas, entre arquitetos, pedreiros e mestre de obras.

- Estamos reconstruindo as casas que ficaram de pé e precisam de pequenos reparos como construir uma nova parede ou recolocar janelas.

A solidariedade que marcou os resgates e a ajuda aos desabrigados e desalojados da chuva ainda contagia os moradores de Nova Friburgo. Dono de uma loja de material de construção, o empresário Sandro Fachel, de 51 anos, doa cimento, tijolos, madeira e telhas para o mutirão que já recuperou 50 casas desde janeiro.

- Cada um ajuda como pode. Quando dá, eu também coloco a mão na massa.

A dona de casa Luíza Tuller, 42 anos, contou com ajuda dos voluntários para refazer o muro e a calçada da sua casa.

- Eu e o meu marido não teríamos condições de reconstruir a nossa casa sem a ajuda deles. A prefeitura só está preocupada com o centro da cidade.

Procurada pelo R7, a prefeitura de Nova Friburgo informou que o Córrego Dantas foi um dos bairros beneficiados pela verba de R$ 10 milhões do governo federal, que o município gastou em obras ações emergenciais como retiradas de entulhos, limpeza das ruas e rios.
 
Fonte: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.