terça-feira, 20 de setembro de 2011

Oportunidades, Idéias e Negócios

Gilvan Costa

Nova Friburgo em alerta amarelo chama a atenção do mundo


Os sucessivos destaques para as denúncias de corrupção que rondam os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, além das séries de análises das encostas destas cidades por engenheiros diversos, deixam os moradores em alerta. Independente da cor, a atenção é a palavra chave do verão que se aproxima. Os sobreviventes têm a obrigação de continuar fiscalizando os governos, seus representantes e as ditas autoridades para que valas extras não sejam abertas em 2012 para sepultamentos de “inocentes”. E enquanto isso, as notícias correm os jornais de ponta a ponta. Inclusive no exterior.

O Facebook dos desesperados: indagações e dúvidas são constantes

A interatividade faz a diferença e a informação é poder. Uma frase casada que mostra o quanto as consequências das chuvas de janeiro provocaram nas pessoas: um “trauma psicológico”. Bem... essa constatação não é nenhuma novidade, até porque os profissionais do setor (psicólogos) já haviam alertado sobre isso. Ouvir crianças que perderam pais, parentes e amigos é suficiente para se ter a dimensão desta ferida exposta. E os empresários que reconstruíram o que perderam, também foram afetados. O detalhe é que, enquanto se fala em obras pela cidade, pouco se discute a “renovação da alma”. Cada um que se olhe no espelho. De minha parte, isso é diário. Excelente semana.

Fábrica de papel em Itaocara prima pela sustentabilidade

Por esse motivo, os empresários que estão construindo a fábrica Engenho Central Indústria de Papel, em Itaocara, no noroeste fluminense, receberam uma ajuda financeira de pouco mais de R$ 7 milhões da Invest Rio, órgão vinculado a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Outros 20 milhões deverão ser utilizados para a construção do complexo. Com a fábrica, 98 pessoas serão diretamente contratadas até maio de 2012, quando, segundo previsão, ela estará operando com toda capacidade.

Rede Pública de Ensino em Nova Friburgo sofre com evasão

A evasão escolar, tão combatida pelos educadores e por alguns políticos (não são todos), é um fantasma que ronda a administração local. Desde as chuvas de janeiro, quando algumas escolas foram afetadas com enchentes, queda de barreira ou desmoronamentos, que as escolas públicas da Rede Municipal vem sofrendo com esse problema. Por certo, a evasão escolar pode ser constatada inclusive na rede estadual e nas escolas particulares, pena que falta divulgação dos números desta realidade. É preciso conhecer a ferida para se poder “medicá-la”, do contrário, será mais uma situação empurrada para “debaixo do tapete” ou colocada na “gaveta”.

Sindicato dos Jornalistas quer atuar em Nova Friburgo

Pedras e barreiras. Por certo estas serão as dificuldades encontradas para a implantação do Sindicato dos Jornalistas na cidade. No mais, o histórico sindical não é favorável neste país capitalista, muito menos nas empresas de comunicação de Norte a Sul, Leste a Oeste deste país. Recentemente, um “primeiro passo” foi dado neste sentido, em reunião realizada pela Associação Friburguense de Imprensa (AFI), na sede da Academia Friburguense de Letras (AFL). Na ocasião, diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, localizado em Niterói, estiveram presentes para discutir a questão. No dia 4 de outubro, uma terça-feira, na AFL, às 18h30 deve ocorrer coquetel para a instalação da Delegacia Sindical. Vamos ver no que vai dar, afinal, o assunto é “quente”.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.