quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Oportunidades, Ideias & Negócios


Gilvan Costa

Esperada para este mês a confirmação de seminário da UFRJ em Nova Friburgo

Muitas coisas neste país são anunciadas e sequer são colocadas em prática. No entanto, estou de olho e aguardando a confirmação do seminário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) esperada para os próximos dias de setembro. Tanto que para este evento, no sentido de discutir a realização dele na cidade, representantes da UFRJ estiveram por aqui no mês de julho. E em reunião com algumas figuras do governo local, defenderam a importância da promoção. Agora resta apenas a confirmação oficial.

Revelação: empresas adotam monitoramento de clientes

É errado pensar que tudo pode e nada convém. As empresas fornecedoras de matérias-primas ou produtos industrializados, de uma forma geral, estão adotando há um bom tempo programas de monitoramento de clientes. Com isso, independente do porte que o cliente possa ter, ele é colocado em pé de igualdade, em proporções, a outros de menor poder ofensivo e econômico. No momento conhecido como a “Hora da Verdade”, as negociações podem se diferenciar, muito em função da análise conjuntural de cada cliente. E aquela pose de “eu sou o melhor” pode ir por água abaixo. Afinal, “os números podem ser frios, mas apontam para uma realidade nua e crua”.

Recrutamento: quem deve dar o exemplo, falha

Recentemente, uma franquia na área de informática, em Nova Friburgo, convidou algumas pessoas para uma entrevista. Estas, em um momento, enviaram ao banco de dados daquela empresa os currículos para análise. A oportunidade era para “instrutores em informática avançada”. Horário e dia agendado para “entrevista”, os candidatos chegaram ao local. Ouviram o que eles queriam dizer e falaram também. Tudo bem até aí. No entanto, os candidatos saíram de lá com a informação de que a empresa daria a “resposta” na segunda-feira, 5 de setembro, ligando para os candidatos. Muitos estão aguardando até hoje. Ah... e o nome da franquia poderei revelar em outro momento. Afinal, a nota aqui é apenas para uma reflexão. A carapuça que sirva a quem se doer. Afinal, a prática e o desrespeito aos candidatos é uma praxe de muitos recrutadores atualmente.

Pós-venda faz diferença no mercado separando o joio do trigo

O profissional de vendas que se limita apenas a “empurrar” ou “passar para a frente” um produto que tem para comercializar, está fadado ao insucesso. Hoje, o grande diferencial do profissional está no pós-venda. Claro que outros itens e perfis existem para ser levados em conta, mas pós-venda é fundamental. E esse “particular” pode ser percebido pelo comércio na véspera do feriado, quando diversos fornecedores concentraram suas entregas. Falhas aqui, problemas ali, nem todos os vendedores estavam com o “celular” ligado. Resolver problemas só depois do feriado. Ainda bem que existem profissionais atentos ao pós-venda para minimizar a “dor de cabeça” da clientela.

Escondidos na madrugada, os mini-apagões podem trazer prejuízos

Você usuário obrigatório da fornecedora Energisa-Nova Friburgo (tanto quanto eu), fique atento para os apagões e variações de energia. No momento da queima de algum eletrodoméstico ou eletroeletrônico vá além do orientado. Faça a comunicação no site da empresa, documente a situação com a colaboração de vizinhos, solicite após a vistoria da Energisa um laudo particular a um técnico de renome, e em caso de negativa da fornecedora, acione o Ministério Público. Paralelamente, comunique a ocorrência em tempo hábil, também, a ANEEL (que pouco auxiliará, mas obrigará a empresa a pelo menos te dar um "olá"). No mais, não deixe acontecer com você o que aconteceu comigo em janeiro. Uma excelente semana.

Em tempo: A ANATEL, ao contrário da ANEEL, se fez indispensável a um "questionamento" meu com a prestadora de telefonia Oi nos meses de janeiro e fevereiro. Pelo que me consta, a ANATEL é menos engessada e, talvez, graças ao bom Deus, menos comprometida.

Fonte: Nova Imprensa (com adaptações)

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